Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça os benefícios da alcachofra, uma das flores mais consumidas do mundo!
Guia Culinário 19/04/2016

Conheça os benefícios da alcachofra, uma das flores mais consumidas do mundo!

Conhecida por auxiliar na perda de peso, a alcachofra traz benefícios que vão muito além disso. Junto com o brócolis e a couve-flor, ela é uma das flores mais consumida do mundo e não é só pelo gostinho: a planta tem excelentes propriedades nutritivas e medicinais. Confira porque a nutricionista Thalita Pedroza indica a ingestão desse alimento de olhos fechados.

A alcachofra é uma planta medicinal muito utilizada contra o diabetes e a anemia, chegando a fazer parte do tratamento dessas doenças. O extrato da planta também faz muito bem para o sistema digestivo por causa de uma substância chamada cinaropicrina: “ela aumenta a secreção gástrica, contribuindo para a melhora de sintomas como flatulência, má digestão e dores abdominais.”, explica a nutricionista.

Ainda nessa parte de digestão, a alcachofra ajuda na dieta por trazer a sensação de saciedade com suas fibras vegetais. Além disso, a planta tem importante ação no controle do colesterol e pode ser uma aliada para quem está tentando controlar essa taxa. “A cinarina presente na alcachofra tem ação sobre o metabolismo de lipídios, contribuindo na redução do colesterol total.”, contou a nutricionista.

Confira algumas das formas mais comuns de consumir a alcachofra:

Além de todos esses benefícios para a saúde, a alcachofra ainda é bem versátil. Há quem prefira consumir a planta só pelo sabor e, nesses casos, ela pode aparecer no prato tanto crua quanto cozida. Quando o interesse é medicinal, o comum é fazer chás com a planta ou mesmo consumi-la em forma de cápsulas

Crua: a alcachofra é uma ótima opção para acrescentar nas saladas do dia a dia – basta fatiar e acrescentar um toque de azeite que ela está pronta.

Cozida: com molho, gratinada ou apenas no azeite com alho – a alcachofra pode ser um vegetal com muitas faces depois que vai ao fogo.

Chá de alcachofra: Muito utilizado nas dietas, o chá de alcachofra também é uma forma de obter os nutrientes necessários.

Cápsulas de alcachofra: Também muito utilizada nas dietas emagrecedoras, a alcachofra em cápsulas pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Vale apenas lembrar que todo medicamento precisa ser acompanhado por um profissional da área de saúde.