Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça 6 maneiras de aproveitar a lichia na sua alimentação diária
Guia Culinário 03/09/2018

Conheça 6 maneiras de aproveitar a lichia na sua alimentação diária

De origem chinesa e sabor inconfundível, a lichia é altamente nutritiva e é muito conhecida pelas propriedades antioxidantes que fazem bem para a saúde do coração. E não para por aí: ela também traz benefícios para o sistema nervoso graças às vitaminas do complexo B em sua composição, tem compostos que ajudam a queimar a gordura abdominal e ainda ajuda a deixar pele, cabelo e unhas mais fortes e saudáveis.

Com tudo isso, já deu para entender a importância de adicionar a fruta na sua dieta, não é? Mas você conhece alguma outra maneira de consumir a lichia sem ser in natura? Para variar o cardápio, nós preparamos uma lista com 6 maneiras diferentes de usar o ingrediente no seu dia a dia.

1. Lichia pode ser usada para variar o brigadeiro tradicional

Difícil encontrar alguém que não goste de brigadeiro! Mas, quando bater a vontade de dar uma variada no doce, a dica é trocar o chocolate em pó pela lichia para preparar a receita com um sabor bem diferente do original. Aqui, o segredo é bater a fruta no liquidificador para depois acrescentar à mistura de leite condensado, açúcar e manteiga até chegar ao ponto em que o doce esteja com uma boa consistência.

2. Sorvete de lichia é perfeito para os dias de calor

Agora, se estiver em busca de opção mais refrescante, a dica é preparar um sorvete com a fruta. Os ingredientes necessários são os seguintes: água, açúcar, clara de ovo e um pouco de sal. Todos eles devem ser misturados com a polpa de lichia previamente batida no liquidificador.

3. Suco detox pode incluir lichia

Como um dos benefícios da lichia é ajudar a queimar a gordura abdominal, que tal aproveitar a fruta para fazer um suco detox? O melhor de tudo é que não tem segredo para preparar a bebida: acrescente água de coco, gengibre e folhas de hortelã, bata tudo no liquidificador e, por fim, passe a mistura em uma peneira. Além de ser bem nutritivo e ter um baixo teor calórico, você vai ver que o suco ainda é uma delícia!

4. Lichia pode virar a estrela de um drink refrescante e diferente

Além do suco detox, também dá para aproveitar a lichia para preparar um drink especial para suas festas ou um jantar, por exemplo. A base é fazer uma mistura da fruta com um pouco de vodca, e depois está liberado usar a sua criatividade e acrescentar os ingredientes de sua preferência para deixar a bebida ainda mais deliciosa e refrescante. Outra dica é preparar um drink sem álcool, uma opção bem mais saudável que pode ser consumida inclusive por crianças.

5. Bolo de lichia é alternativa inovadora para preparar a sobremesa

Morango, limão, banana… Não faltam opções de frutas para preparar um bolo. Por isso, que tal deixar as escolhas de sempre um pouco de lado e investir em um ingrediente mais exótico para surpreender seus convidados ou mesmo curtir sozinho sua própria receita? Aproveite o sabor adocicado da lichia para o recheio e, se desejar, use a versão in natura para completar a decoração.

6. Lichia pode ser usada para incrementar o frango

Se você gosta de um toque agridoce na comida saiba que também dá para aproveitar a lichia em pratos salgados. Uma boa opção, por exemplo, é usá-la para deixar o frango com um gostinho a mais! A dica é cortar a proteína em cubos e fazer um molho especial com a fruta para completar o prato.

Veja mais