Como refogar vegetais e legumes congelados? Veja 6 dicas práticas e saudáveis!

Ummm... Aquele cheirinho de refogado saindo da panela... Quem resiste? Seja com carnes, legumes ou vegetais congelados, essa antiga técnica, criada para aproveitar e temperar os alimentos que "sobram" na cozinha, até hoje surpreende e traz diversas possibilidades para incrementarmos a nossa alimentação no dia a dia. Veja 6 dicas importantes para refogarmos legumes e vegetais que estão na sua geladeira, de forma natural e saudável, realçando sempre os benefícios nutricionais de cada alimento!

Brócolis, cenoura, couve-flor, abóbora... Não importa. Qualquer vegetal ou legume, mesmo quando estão congelados, podem fazer parte de um bom refogado! É só seguir o manual básico dessa técnica culinária: Uma fritura rápida em fogo alto aonde você acrescenta temperos (alho e cebola, por exemplo), podendo ser acompanhado por um molho. Abaixo, a nutricionista Paola Lisboa mostra como refogar as nossas receitas sempre com muito aroma, sabor e praticidade:

Passo a passo: Aprenda a refogar legumes e vegetais congelados!

1 - Refogar com azeite extravirgem, alho e cebola: Essa união é uma das mais utilizadas na cozinha dos brasileiros. Além de proporcionarem sabor e aroma ímpares, os três ingredientes juntos são responsáveis por impulsionarem o nosso sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, e contam com a presença de antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce das células do organismo.

2 - Refogar com manteiga Ghee, alho poró e cebola: Para os intolerantes à lactose e seguidores da alimentação saudável, a manteiga ghee é uma excelente opção na hora do preparo das refeições. Ela é rica em vitamina A, que beneficia a saúde dos olhos e possui propriedades anti-inflamatórias. Já o alho poró e a cebola, que são fontes de vitamina C, ajudam a manter o bem-estar do nosso sistema imune.

3 - Usá-los no arroz integral: Para montar um prato delicioso e saudável, você pode usar os seus vegetais cozinhando-os juntamente ao arroz integral. Esse tipo de arroz, por si só, é rico em fibras que proporcionam saciedade, evitando a gula e facilitam o trânsito intestinal.

4 -Usá-los no macarrão integral com um molho de tomate caseiro: Muito usadas no nosso dia a dia, as massas integrais são fontes de fibras, vitaminas do complexo B e minerais, que agem tornando o nosso organismo mais saudável. Acrescentar os vegetais e legumes tornará o prato mais saboroso e completo. Experimente!

5 - Cozinhe no vapor e tempere a água para dar mais sabor: Cozer os vegetais e legumes a vapor, além de ser prático e muito rápido, também é uma forma de manter o sabor dos alimentos mais intensos e naturais. "Você pode acrescentar alecrim, louro ou tomilho para temperar a água", sugere Paola Lisboa.

6 - Acrescentar na hora de refogar alguns alimentos frescos: A criatividade conta muito na hora de preparar a sua refeição, por isso, inove nos alimentos e obtenha diferentes sabores em cada prato. "Você pode acrescentar ingredientes como palmito, azeitonas, alcaparras que trarão mais sabor e nutrientes para a sua alimentação saudável", destaca a nutricionista.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

Ver mais: Alimentação saudável, Vitamina A, Vitamina C, Receitas com pouca gordura, Receitas light em calorias

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