Como podemos evitar as estrias com a ajuda da alimentação?

Nas pernas, bumbum, seios, barriga ou em qualquer outro lugar que as estrias apareçam, elas irão incomodar, né? Embora seja um processo natural da pele, as estrias podem ser evitadas com uma alimentação saudável. Descubra quais são os nutrientes que não podem faltar no seu dia a dia para combater as estrias.

As estrias são definidas como um processo degenerativo cutâneo e podem variar de coloração, de acordo com sua fase de evolução. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, as estrias podem surgir em adolescentes devido a fase de crescimento ou em qualquer outro momento da vida, podendo ser combatida com alimentos ricos em antioxidantes. "Seios, glúteos, abdômen, parte interna dos braços e pernas são as regiões mais comuns para o aparecimento nas mulheres. Já nos homens são os ombros, tórax, braços e abdómen. Para combater as estrias o ideal é incluir alimentos ricos em vitaminas C, A e E, fundamentais para a saúde da pele", explica a profissional

Nutrientes que ajudam a combater as estrias na pele

- Vitamina C: Segundo Carine Rodrigues, esse nutriente participa da produção de colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele, ajudando a prevenir as estrias. As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas, tais como laranja, limão, acerola, morango, goiaba, tangerina.

Consumo: O ideal é optar pela versão orgânica desses alimentos e consumí-los na forma natural ou como sucos, conservando assim as propriedades nutricionais.

- Vitamina A: Essa substância é responsável pela formação de novas células, sendo fundamental para o processo de rejuvenescimento da pele. "As fontes de vitamina A são: ovo, cenoura, espinafre, mamão, abóbora, couve, batata doce, fígado, manga, pimentão", indica a nutricionista.

Consumo: Para os legumes, opte por cozinhar no vapor para conservar os nutrientes. Todos os alimentos podem ser adicionados em diversos momentos do dia, dando preferência pelo consumo mais natural e menos calórico possível.

- Vitamina E: Esse nutriente possui propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce. "A vitamina E melhora a cicatrização e aumenta a firmeza da pele, já que participa da formação do colágeno. As fontes de vitamina E são: amêndoas, gérmen de trigo e óleos vegetais", explica Carine.

Consumo: As amêndoas podem ser incluídas em saladas ou em pequenas porções para lanches. Já gérmen de trigo e óleo vegetais podem substituir alimentos tradicionais, como a farinha de trigo e o óleo de soja na cozinha.

Hábitos saudáveis também ajudam na prevenção de estrias

Além de uma alimentação saudável, cuidar do seu corpo é essencial para mantê-lo bonito e livre das temidas estrias. Por isso, veja alguns hábitos que não podem ficar de fora da sua rotina:

- Beber água: A bebida é essencial para todo o nosso organismo, inclusive para pele. É importante ingerir pelo menos 2 litros por dia para manter o corpo hidratado.

- Diminua a ingestão de doces e alimentos gordurosos: Eles agridem a pele, dificultando a absorção dos nutrientes necessários e facilitando o aparecimento das estrias. Dê preferência por alimentos naturais.

- Utilize cremes próprios para pele: Sabe aquele creme ou óleo pós banho? Além do cheiro agradável, essa prática também ajuda a hidratar e prevenir o desenvolvimento das estrias.

- Pratique atividade física: Os esportes ajudam a manter a elasticidade da pele, deixando-a sempre saudável e bonita. As celulites também podem ser evitadas com os exercícios físicos.

* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista clínica e esportiva e especialista em emagrecimento e reeducação alimentar. A profissional disponibiliza suas redes sociais para contato:Facebook e Instagram.

Ver mais: Alimentação saudável, Vitaminas, Vitamina A, Vitamina C, Alimentos orgânicos

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