Como fazer para as crianças comerem mais fibras nas refeições? Veja 5 dicas

Negociar a alimentação com os filhos é uma missão desafiadora para qualquer papai ou mamãe, afinal, crianças gostam mesmo é de passar o dia comendo guloseimas, não é mesmo? Por isso, estar atento a tudo que os pequenos consomem é essencial para os seus desenvolvimentos e, dentre os nutrientes mais importantes, as fibras alimentares desempenham um papel indispensável para o crescimento natural e saudável. Confira como podemos aumentar a ingestão dessas fibras na alimentação infantil e os ingredientes mais indicados para esse processo.

Encontradas em grandes concentrações em frutas, legumes e verduras, grãos, sementes e cereais, as fibras alimentares são nutrientes que estimulam os processos metabólicos do nosso organismo. Serve, por exemplo, para regular o apetite, fortalecer o intestino e facilitar a digestão, evitando, por exemplo, as constantes azias estomacais e prisões de ventre, tão comuns na infância. Por isso, segundo a nutricionista Carine Rodrigues, o consumo adequado de fibras é essencial para os pequenos, pois ajudam a controlar o peso, prevenir a obesidade. Ela explica a importância dos pais servirem de exemplo para melhorar a alimentação das crianças:

"Quando a criança senta-se à mesa e vê seus pais se alimentando de forma saudável, com frutas e hortaliças, isso a encoraja também a consumir estes alimentos. Já que os bons hábitos são formados nos primeiros anos de vida e nesse momento é muito frequente a introdução de alimentos industrializados, fazendo com que as crianças se desinteressem por alimentos saudáveis, que são fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares, essenciais para o desenvolvimento da criança", explica a profissional.

Quais são os alimentos ricos em fibras? Entenda mais sobre as funções desses nutrientes

Para explicarmos melhor as fibras alimentares, é necessário separá-las em dois grupos: elas se dividem "solúveis e insolúveis". As fibras solúveis são aquelas capazes de se misturarem na água, nos líquidos que ingerimos normalmente, formando um tipo de gel no organismo. Estas são responsáveis pela saciedade e pelo controle do trânsito intestinal. Já as fibras insolúveis, não se misturam com a água e ficam intactas, participando apenas do bolo fecal e tornando a eliminação mais rápida e eficaz.

Por serem dois grupos de fibras, os alimentos também variam. Veja:

Fibras solúveis: Maracujá, banana, laranja, uva, repolho, brócolis cenoura, além de grãos e sementes, como feijão, aveia, centeio e cevada.

Fibras insolúveis: Berinjela, rúcula, espinafre, couve, alface, brócolis, pimentão, beterraba e cereais integrais como arroz e o trigo, encontrado em massas e pães.

Fontes das duas fibras: Melancia, maçã, pera, cenoura, linhaça e batata doce.

5 dicas para as crianças comerem mais fibras alimentares

1 - Faça sucos com diferentes alimentos: Combine as frutas ricas em fibras alimentares e disponibilize para a criança em diversos momentos do dia. Vá inovando na preparação, incluindo diferentes sabores para o seu filho degustar outros tipos de frutas e, assim, aumentar a ingestão de fibras.

2 - Capriche na preparação do prato: No caso dos vegetais, como a beterraba, por exemplo, você pode usá-la para colorir a refeição e o prato se tornar mais atrativo, do jeito que as crianças gostam e tenham mais prazer em comer.

3 - Ofereça pequenos pedaços para conhecer: No caso da berinjela, que tem um sabor mais amargo e as crianças dificilmente se adaptam, você pode prepará-la com especiarias e ervas e ir colocando pequenos pedaços no prato. Caso ele não goste, experimente prepará-la de outra forma.

4 - Desperte o interesse pelo alimento: Separe um dia do mês para levar a criança ao supermercado e apresentar esses alimentos saudáveis, falar as formas que ele pode ser preparado e o quão gostoso pode tornar o prato se acrescermos determinados ingredientes.

5 - Deixe que a criança escolha alguns ingredientes: É claro que elas gostam de batatas fritas, nuggets, por exemplo, mas coloque como opção as cenouras em palitos, para substituir as batatas, e deixe sempre claro que o prato tem que ser colorido, incentivando assim a aumentar a variedade de alimentos.

Recompensas alimentares também podem ser usadas para a maior ingestão de fibras

Embora as recompensas alimentares não sejam das práticas mais indicadas para educar as crianças, algumas delas podem ser saudáveis e até benéficas. Por exemplo, quando os pequenos comerem verduras e legumes novos no almoço, você pode parabenizá-los e presenteá-los com um cookie integral de sobremesa. Os cookies também se tornam boas fontes de fibras alimentares e também vai incentivá-lo a preferir sobremesas saudáveis no dia a dia.

Os sorvetes ou sorbet de frutas também podem ser alternativas refrescantes e saudáveis para retribuir o esforço da criança em conhecer novos alimentos e aprender a incluí-los na alimentação. Outra recompensa interessante pode ser os cereais musli para completar o iogurte no lanche, que também são saborosos e nutritivos.

* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista e disponibiliza suas redes sociais para contato: Facebook e Instagram.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Frutas, Vegetais

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