Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comidas congeladas: 6 opções práticas e saudáveis para guardar na geladeira!
Guia Culinário 12/06/2017

Comidas congeladas: 6 opções práticas e saudáveis para guardar na geladeira!

Praticidade, variedade, sustentabilidade, economia, além, claro, das questões de saúde e sabor. Tudo isso pode listado quando o assunto é comida congelada. Principalmente para quem vive uma vida corrida e precisa poupar o tempo na cozinha, ter um prato pronto, até mesmo requentado, resolve boa parte dos problemas do dia. Descubra as melhores opções para guardar refeições na geladeira, sem perder a consistência e os nutrientes dos alimentos.

Apesar de muita gente achar o contrário, congelar comida é sim um hábito saudável que preserva nutrientes e ainda diminui os níveis de desperdício. E, para tornar essa prática mais fácil e cotidiana, alguns alimentos podem ser chamados de “coringas”, por serem utilizados em mais de uma preparação. A nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, separou algumas dessas opções de alimentos saudáveis que ajudam a tornar a nossa vida um pouco mais fácil na cozinha. Confira!

Quais alimentos podem ficar na geladeira por mais tempo? Saiba como congelar!

1 – Frango desfiado: Um dos alimentos mais benéficos para um plano alimentar saudável, ele pode ser usado em diversas preparações, inovando o seu cardápio e fazendo com que você perca pouquíssimo tempo na cozinha.

Como congelar – Cozinhe o peito de frango e desfie separando em potinhos (preferencialmente vidro) para congelar. Ao descongelar você pode preparar: Salpicão de frango, misturando vegetais crus como cenoura e repolho, enlatados (milho, ervilha, palmito) e o que mais tiver na geladeira. Acrescente requeijão light ou pasta de ricota para emulsificar”, indica a nutricionista.

2 – Grão de bico: Versátil e saboroso, o grão de bico é uma boa opção para incluir uma boa quantidade de fibras alimentares na sua alimentação. Seu consumo está relacionado com a diminuição do colesterol e uma boa saúde cardiovascular.

Como congelar – Após ser cozido, o grão de bico deve ser congelado em pequenas porções dispostas no congelador. Para utilizá-lo, basta descongelar (na geladeira ou em temperatura ambiente) e incluir em saladas, pastas, almôndegas, quiche, tortas salgadas e até hambúrguer, para o grupo dos veganos e vegetarianos.

3 – Banana: Uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, a banana também pode ser uma alternativa boa para ter no freezer. Além de aumentar a durabilidade da fruta, congelar a banana conserva os bons níveis de potássio presentes no alimento, fundamentais para ajudar na saúde do coração e tornar o cérebro saudável e ativo.

Como congelar – Descasque, pique e coloque em potes pequenos. Pode ser utilizada, sem precisar descongelar, em vitaminas, smoothie, bolo e até sorvete.

4 – Couve: O vegetal verde escuro é extremamente rico em nutrientes importantíssimo para nossa saúde. Vitaminas A, do complexo B, K e C podem ser encontradas na composição, além de ser um alimento rico em ferro, fósforo e magnésio.

Como congelar – Lave bem e pique as folhas de couve, para poupar o seu tempo na hora de utilizá-las. Guarde em potinhos em pequenas porções. Retire do freezer algumas horas antes de usar e deixe-as na geladeira. A couve pode ser usada para suco verde, sopas e refogados com alho e cebola.

5 – Talos e folhas de vegetais: O uso de brócolis, couve flor e espinafre, por exemplo, sempre resulta no acúmulo de talos que acabam indo para o lixo, não é mesmo? Esses alimentos, assim como suas flores, são ricos em nutrientes que também tornam a nossa alimentação mais saudável proporcionam o bem-estar do organismo. É hora de guardá-los!

Como congelar – Eles podem se tornar deliciosas e práticas preparações: aquela sopa de legumes pode ser incrementada com os talos dos vegetais, bolinhos de arroz ou bolinhos de vegetais também são boas opções.

6 – Feijão: Figurinha carimbada nos tradicionais pratos, o feijão é um alimento indispensável no nosso dia a dia. Um simples arroz com feijão já é uma refeição nutritiva e que proporciona saciedade para muitas pessoas. Conhecido por sua quantidade de ferro, o alimento ajuda a prevenir a anemia, diminui o colesterol e, por conter fibras, ajuda no funcionamento do intestino.

Como congelar – Para guardar o feijão no congelador, você pode cozinhá-lo e temperá-lo, normalmente. Espere esfriar e separe em porções individuais no freezer. Para descongelar é só deixá-lo em temperatura ambiente, utilizar o micro-ondas ou deixá-lo na geladeira. O feijão poderá compor os mais variados pratos, se tornar um delicioso caldo de feijão ou bolinho.