Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comer uma maçã por dia faz bem? Descubra 7 benefícios para investir nessa fruta!
Guia Culinário 31/01/2017

Comer uma maçã por dia faz bem? Descubra 7 benefícios para investir nessa fruta!

A maçã, além de ser uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo, é fonte de importantes nutrientes que proporcionam o bem-estar do organismo. É cientificamente comprovado que o consumo de uma maçã uma vez por dia prolonga consideravelmente a nossa qualidade de vida. Entenda como essa fruta atua em prol da saúde e veja as vantagens de comê-la todo dia!

Rica em fibras, vitaminas e minerais: conheça os benefícios da maçã

Um provérbio inglês diz: “Consumir uma maçã por dia mantém o médico distante”. Não é para menos, a maçã é rica em fibras alimentares, vitaminas, minerais (especialmente ferro e fósforo) e propriedades anti-inflamatórias que, segundo a nutricionista Sheila Basso, transformam o alimento em um poderoso aliado para a saúde. Segundo a profissional, a composição nutricional da maçã se torna responsável por tornar o nosso intestino saudável, controlar os níveis de colesterol (já que reduz os níveis de LDL, conhecido como “colesterol ruim”) e fortalecer o sistema imunológico:

“O aspecto mais positivo da maçã é que ela oferece poucas calorias e concentra grande quantidade de vitaminas do complexo B, C e E, potássio, muitas fibras e substâncias antioxidantes que atuam beneficamente reduzindo o risco de doenças. Mas, é importante dizer que os benefícios multiplicam-se quando a casca da fruta é ingerida, pois é nela que se concentram em maior quantidade as substâncias ativas”, explica a profissional.

Conheça 7 benefícios de consumir uma maçã por dia

1. Reduz os riscos de diabetes

As fibras solúveis encontradas na fruta ajudam a equilibrar e retardar a absorção de glicose no organismo, diminuindo o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2. Já diabéticos, de acordo com a nutricionista, podem consumir sem restrição, já que o açúcar presente na maçã é a frutose, absorvido de forma mais lenta pelo organismo.

2. Previne o envelhecimento precoce

Por ser rica em propriedades antioxidantes, tanto na polpa como na casca, o consumo diário da maçã ajuda a combater os radicais livres, proporcionando uma pele bonita e saudável, além de proteger o nosso organismo de diversas doenças.

3. Ajuda a saúde bucal

Segundo a Dra. Sheila Basso, morder e mastigar a fruta, estimula as gengivas e aumenta a produção de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando as cáries. “Isso não quer dizer que ela limpe os dentes de forma adequada, a boa escovação sempre é necessária”, analisa a profissional.

4. Favorece o emagrecimento

As fibras presentes principalmente na casca da maçã, ajudam a proporcionar saciedade, diminuindo a fome e favorecendo a perda de calorias. Além disso, as fibras alimentares contribuem para o desenvolvimento da massa magra, quando aliamos a prática de atividade física.

5. Cérebro saudável

O consumo regular da maçã melhora a nossa capacidade cerebral, reduzindo os riscos de desenvolver Alzheimer, AVC (acidente vascular cerebral) e até de ter um derrame. Além de atual em prol da memória e melhorar o funcionamento do sistema nervoso central, isso se dá pela presença do ácido fólico e das vitaminas C do complexo B (especialmente a B1 e a B2). Também é bom frisar que a fruta possui fósforo, que auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso – contribuindo, portanto, para a manutenção de um cérebro saudável.

6. Previne complicações respiratórias

Os poderosos agentes antioxidantes encontrados na maçã, atuam diariamente protegendo os pulmões e melhorando a nossa capacidade respiratória. A fruta também pode diminuir as crises de asma e outras doenças crônicas.

7. Protege a garganta e a voz

Ficar rouco ou ter dores de garganta é mais comum do que a gente pensa e não só para quem trabalha arduamente com a voz. A fruta possui ação adstringente, que ajuda na limpeza da garganta e da faringe, beneficiando e facilitando a projeção da voz.

Bônus: Maçã é aliada das artérias

Se você já estava impressionado com as vantagens da maçã, saiba que ela ainda possui um benefício extra: é ótima para as artérias! Ela não apenas reduz o envelhecimento arterial como também ajuda a baixar a pressão, o que é perfeito para hipertensos.

Natural, suco e até vinagre: as diversas formas de consumo da maçã

Além de poder fazer parte de bolos, tortas, compotas e geleias, o consumo da maçã é extremamente versátil e todos eles podem agregar os benefícios para sua saúde. Em sua forma in natura, a maçã deve ser sempre bem lavada e consumida com casca. Também pode ser consumida através de sucos, fazendo parte de outras composições e misturas de frutas. Já o vinagre de maçã, além de muito benéfico, é uma ótima alternativa para temperos de saladas, trazendo sabor e nutrientes.

* Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Publicada em: 31/1/2017

Editada em: 07/01/2020