Comer maçã evita a cárie? Conheça outros 10 alimentos que protegem os dentes!

Saúde bucal e alimentação saudável andam lado a lado quando o assunto é dentes fortes! Seja para deixar o sorriso mais limpo, branco, evitar maiores problemas e doenças, ou, até mesmo, melhorar o hálito, tudo o que comemos está diretamente ligado às práticas habituais de higiene. O consumo regular de maçã, por exemplo, é constantemente relacionado à prevenção da temida cárie. Descubra como essa fruta age, assim como outros alimentos, para fortalecer a arcada dentária.

Embora seja muito comumem crianças, devido ao consumo abusivo de doces e à escovação incorreta, a cárie também é um problema bucal recorrente em adultos e que gera muitas dores e desconfortos, principalmente durante a mastigação. Para contribuir com a higiene bucal, alguns alimentos, conhecidos como "detergentes", ajudam a limpar os dentes de forma natural e sadia. Segundo o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes, a maçã é um desses alimentos que ajudam na limpeza e proteção dos dentes:

"Por ser fibrosa e dura, o consumo da maçã promove uma atrição com as faces dos dentes e remove micro-organismos provenientes da placa bacteriana, presente em nossa cavidade bucal. Algumas pessoas costumam dizer que a fruta faz uma escovação natural, mas não é bem assim, pois nada substitui a prática mecânica e convencional. ", explica o profissional destacando outros alimentos que auxiliam a limpeza bucal:

10 alimentos que protegem seus dentes

1 - Cereais, castanhas e amêndoas: Devido à dureza e dificuldade na ingestão, esses alimentos aumentam a salivação e ajudam a engolir com mais facilidade. "Como a saliva possui a capacidade de limpar a boca naturalmente, cereais, castanhas e amêndoas reduzem a quantidade de placa bacteriana e auxiliam na prevenção do mau hálito", comenta.

2 - Cenoura: Segundo o Dr. Johnathan, a cenoura possui o mesmo efeito que a maçã sobre a cavidade bucal: "Por ser um alimento bastante rígido e fibroso, estimula a salivação e promove a autolimpeza parcial da boca", explica o cirurgião-dentista.

3 - Hortelã: Extremamente refrescante, a hortaliça também ajuda a prevenir os problemas bucais: "Mascar a folha influencia no aumento da produção de saliva e deixa um hálito refrescante devido ao seu aroma inconfundível", ressalta o profissional.

4 - Espinafre: Os vegetais verdes-escuros são alimentos ricos em fibras, essas verduras também aumentam a salivação, reduzindo a placa bacteriana e garantindo bom hálito. O alface e a couve, por exemplo, também estão inclusos nesse grupo.

5 - Morango: A deliciosa fruta vermelha em sua forma natural é um prato cheio para quem quer manter os dentes brancos: "A fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além da vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa", completa o dentista.

6 - Queijos e derivados: Segundo Dr. Johnathan, a caseína, um tipo de proteína encontrada principalmente no queijo, ajuda na reparação do esmalte dos dentes, junto com o cálcio e fósforo também presentes em produtos lácteos. "Queijos duros, como o parmesão, são bons para o clareamento. Apenas um pedaço aumenta o fluxo de salivação que ajuda a eliminar restos de alimentos e neutraliza o pH da boca, que fica menos ácido e propenso à deterioração dos dentes", analisa.

7 - Salmão: Saboroso, nutritivo e extremamente benéfico para o nosso organismo, o saudoso peixe, por ser rico em cálcio e vitamina D, é extremamente indicado para manter os dentes fortes e saudáveis.

8 - Pera: Assim como a maçã, a pera é uma boa pedida para a limpeza dos dentes de forma natural: "A fruta ajuda a eliminar o biofilme oral placa bacteriana já que é fibrosa. Também aumenta o fluxo de saliva, que defende os dentes contra cáries e doenças da gengiva", explica o dentista.

9 - Pepino: O alimento ajuda produção de saliva, extremamente importante para manter a nossa saúde bucal em dia: Combinada com as fibras naturais dos alimentos, o pepino limpa naturalmente os dentes e remove bactérias presente na boca", ressalta.

10 - Frango: Segundo o dentista, é um alimento cariostático, ou seja, que não contribui ao desenvolvimento da cárie, por isso o seu consumo é altamente recomendado para evitar a propensão dos micro-organismos na cavidade bucal.

A importância da alimentação saudável para a saúde bucal

Mudar nossos hábitos alimentares reflete não só no nosso organismo como na nossa saúde bucal. Quando o nosso corpo funciona da maneira adequada, com uma alimentação equilibrada, evitamos o desenvolvimento de cárie ou qualquer outro problema bucal que possa surgir:

"Nos últimos anos o que vemos é a influência da publicidade, que nos estimula a comer cada vez mais de forma errada, os brasileiros foram, ao longo dos anos, substituindo o consumo de alimentos ricos em fibras e nutrientes pelos alimentos industrializados. Como consequência, ao lado da obesidade, do diabetes, das doenças cardíacas e do câncer, cresceram também, as ameaças para a saúde bucal", explica o profissional.

"A alimentação está mais pastosa e grudenta, o que exige muito menos mastigação do que os alimentos fibrosos, e reduz a salivação, principal mecanismo natural de limpeza da boca. A saliva, além de conter enzimas digestivas, possui anticorpos, células de defesa e outras substâncias que reequilibram o PH da boca", finaliza o dentista.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras

Mais notícias com

Notícias: Frango

O que servir no casamento? 5 opções de bu...

O que servir no casamento? 5 opções de buffets saudáveis para a sua festa!

Depois do "sim" e do beijo para selar a união vem a tão esperada festa de casamento! E, junto com ela, normalmente um buffet generoso oferecido pelos noivos para os seus...

Culinária árabe: Deliciosa e saudável! De...

Culinária árabe: Deliciosa e saudável! Descubra 4 benefícios dessa gastronomia

Qual é o seu prato favorito da culinária árabe? Tabule, falafel, esfirra, quibe... Dona de pratos exóticos e deliciosos, as receitas oriundas do Oriente Médio são boas...

40 minutos

Lasanha Integral de Frango com Brócolis e...

Lasanha Integral de Frango com Brócolis e Palmito

Reunião em família é sinônimo de um almoço especial! E para tornar esse momento ainda melhor e mais gostoso, que tal preparar uma receita que, além de saudável, é extremamente...

Frango com batata doce: Por que essa uniã...

Frango com batata doce: Por que essa união é tão benéfica para os músculos?

Quando falamos em alimentação saudável e desenvolvimento muscular, a união frango com batata doce é uma das primeiras refeições lembradas por atletas e pessoas que querem um...

Empanados saudáveis: Você pode usar grãos...

Empanados saudáveis: Você pode usar grãos e sementes para empanar os alimentos!

Frango, peixes e outros frutos do mar, ou bifes empanados... Difícil resistir, não é? A tradicional forma de fritura ou de assamento deixa qualquer alimento mais crocante e...

Almoço de domingo: Veja como podemos deix...

Almoço de domingo: Veja como podemos deixar mais saudável essa tradição familiar

Domingo é dia de almoço em família! Tradição em quase todo o mundo, a reunião de pais, mães, tios, tias, avôs, avós, primos e irmãos, todos à mesa, é sinônimo de momentos...

Dieta DASH para hipertensos: Como essa al...

Dieta DASH para hipertensos: Como essa alimentação controla a pressão arterial?

Mais do que perder peso, uma dieta equilibrada consiste em deixar o organismo saudável, em bom funcionamento, e nutrido, para fortalecer o corpo e combater o desenvolvimento de...

40 minutos

Filé de frango em crosta de chia com gele...

Filé de frango em crosta de chia com geleia de damasco, ameixas e uvas passas

O domingo em família merece um almoço todo especial, não é mesmo? Por isso, a nossa sugestão dessa semana é uma receita mais do que especial para você surpreender a todos à mesa...

Peito de frango grelhado: Por que ele é t...

Peito de frango grelhado: Por que ele é tão recomendado em dietas alimentares?

Quando falamos em incluir proteínas no cardápio alimentar, quase que a totalidade dos nutricionistas indicam o peito de frango grelhado para os nossos almoços ou jantares do dia...

Mel em pratos salgados? 8 receitas para c...

Mel em pratos salgados? 8 receitas para combinar o alimento em saladas e carnes

Que tal um fio de mel na salada de folhas para temperar ou, até mesmo, uma colher do doce na carne assada? Dentre os tantos benefícios do mel, seu maior destaque é a...

Últimas matérias