Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comer comida crua é bom ou ruim? Descubra em que momentos evitar esse hábito
Guia Culinário 10/09/2018

Comer comida crua é bom ou ruim? Descubra em que momentos evitar esse hábito

Por mais que existam alguns alimentos que sejam servidos crus – como é o caso dos pratos da gastronomia japonesa – e que pareça inofensivo dar uma beliscada em alguns ingredientes antes de eles ficarem prontos, você sabia que é preciso tomar cuidado com essa prática? Embora muita gente não pense nesse detalhe durante a rotina na cozinha, em algumas situações, comer comida crua pode fazer mal para o organismo. Então, para evitar problemas com a saúde, descubra em que situações é mais do que necessário evitar esse hábito!

1. Quando estiver preparando a massa do bolo ou qualquer outro prato que leve ovo cru

Na hora de preparar um bolo, é muito comum provar um pouco da massa enquanto ela ainda está sendo feita – até porque, além de ser uma boa maneira de ver como o doce está ficando, a mistura também é deliciosa! Mas esse hábito não faz muito bem para a saúde por contar com ovo cru entre os ingredientes, um dos alimentos que mais pode fazer mal for consumido depois de passar muito tempo em temperatura ambiente. E vale lembrar que isso não é só com a massa do bolo: essa mesma regra também vale para todos os pratos que precisem do ovo cru durante o seu preparo.

2. Antes dos vegetais estarem devidamente higienizados

Os vegetais podem ser consumidos ainda crus – e alguns, como a couve-flor e a cenoura, são ainda mais indicados “in natura” para que não percam nenhuma de suas propriedades. No entanto, por mais que esse consumo esteja liberado, é importante tomar alguns cuidados! Um erro que pode trazer consequências sérias para a saúde é comer o vegetal antes da higienização, já que ele pode estar contaminado com alguma bactéria, possivelmente gerando a intoxicação alimentar.

3. Ao preparar carne vermelha e peixe

Ainda que não seja um hábito tão comum assim, vale ressaltar que dar uma beliscada de leve na carne vermelha e de peixe antes de eles estarem devidamente prontos também não é recomendado – a não ser, é claro, nas situações em que o prato é servido desse jeito, pois o preparo já contará com os cuidados necessários para evitar qualquer risco de contaminação. Essa prática pode causar infecção alimentar, urinária e diarreias por poder contaminar o organismo com bactérias, vírus e fungos.

4. Antes de lavar a fruta

Assim como acontece com os vegetais, as frutas também precisam ser bem higienizadas antes do consumo para que o nosso corpo não corra nenhum risco de contaminação por bactérias ou qualquer outro microrganismo.

Por isso, nada de cair na tentação de consumir alguma fruto em sua forma “in natura” antes de lavar tudo corretamente – a não ser nos casos em que a casca não é consumida, como acontece com a banana e a laranja, por exemplo.