Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Combate a celulite: Descubra 5 benefícios da couve para o corpo
Guia Culinário 19/06/2015

Combate a celulite: Descubra 5 benefícios da couve para o corpo

Muito usada em sopa e em sucos saudáveis, a couve não é só uma hortaliça que dá um sabor delicioso aos pratos. Graças à presença de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes (isotiocianatos e indois) na sua composição, essa verdura é uma grande aliada em bebidas detox, para eliminar as impurezas do organismo, algo que, consequentemente, leva a potencialização do processo de emagrecimento, além de melhorar a disposição do corpo, deixando cabelos e pele muito mais bonitos. Isso acontece por conta da eliminação dos radicais livres, prevenindo o corpo dos danos oxidativos. Além disso, a couve é rica em minerais e fibras, que ajudam na prevenção da osteoporose e no bom funcionamento do intestino, entre muitos outros benefícios.

Conheça agora 5 benefícios da couve para a saúde!

1. Combate gastrites e úlceras:
Graças à presença das substâncias anti-inflamatórias já mencionadas, há uma proteção extra na mucosa gástrica, evitando a inflamação (gastrite). Essas substâncias também aliviarão os sintomas de irritação tão característicos desse tipo de inflamação. A couve ainda é rica em glutamina, um aminoácido essencial para a nutrição das células do aparelho gastrointestinal. “A ingestão desse aminoácido mantém as mucosas gástrica e intestinal mais saudáveis e fortalecidas contra danos e inflamações”, ressalta a nutricionista Juliana Saldanha do portalwww.jsnutricionista.com.

2. Combate a celulite:
Novamente a ação anti-inflamatória ajudará o organismo, dessa vez com um fator estético: a celulite. Essas substâncias podem contribuir para a desinflamação das células de gordura – as celulites – o que reduzirá e melhorá o seu aspecto. A couve ainda tem ação diurética, que também ajuda a deixar as celulites menos aparentes.

3. Melhora o humor:
“A presença de magnésio na couve ajuda na melhora do humor pois o magnésio é um mineral importante para a absorção de proteínas e carboidratos, e ainda participa do sistema de sinalização nervosa”, explicou a nutricionista. Por isso, bons níveis de magnésio no organismo ajuda a reduzir o mau humor e a irritabilidade. As mulheres podem ter, nesse mineral, um grande aliado contra a TPM, assim como o cogumelo.

4. Ajuda a eliminar a gordura:
A ação detoxificante da couve ajuda a acelerar o metabolismo das gorduras, o que auxilia na eliminação. “Para ajudar efetivamente na eliminação de gorduras, a ingestão da couve deve estar associada a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos regulares”, ressalta a nutricionista Juliana Saldanha.

5. Bom para os ossos:
A quantidade de cálcio e magnésio presentes na couve é ótima para a saúde do sistema músculo-esquelético. O magnésio ajuda na absorção e na fixação de cálcio nos ossos, o que ajuda a prevenir problemas ósseos como, por exemplo, a osteoporose – doença grave entre pessoas da terceira idade.