Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cogumelo contra a TPM: minimize os sintomas da pré-menstruação
Guia Culinário 29/01/2015

Cogumelo contra a TPM: minimize os sintomas da pré-menstruação

Infelizmente é comum que a maioria das mulheres sofram com os sintomas da TPM. E se descobrissem uma maneira natural, através dos mandamentos de uma alimentação saudável, de amenizar as cólicas e desconfortos durante o período menstrual?

Recentemente o “The American Journal of Clinical Nutrition” publicou um estudo indicando que o consumo de cogumelos pode ajudar a reduzir até 35% dos sintomas típicos da TPM, como, por exemplo, as cólicas e as alterações bruscas no humor. Isso ocorre porque os cogumelos possuem alto teor de vitamina B2 ou riboflavina, nutriente que age no corpo aliviando os sintomas da TPM.

“A riboflavina é necessária para ativar a vitamina B6, que participa da geração de serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor, podendo então aliviar os sintomas da síndrome pré menstrual, responsável pela brusca alteração do humor”, comenta a nutricionista Mariana Morales, especializada em nutrição esportiva.

O cogumelo portobello é um dos mais indicados para a prevenção da TPM, dentro das opções disponíveis no mercado, é ele que possue maior teor de riboflavina. Uma 1 xícara de chá (120g) por dia é considerada uma excelente fonte de tal vitamina . Essa porção garante cerca de 45% das recomendações diárias para mulheres.

Contudo, a nutricionista, que trabalha com foco em atendimento clínico e como personal diet, relembra que esses valores podem variar e que é importante manter um equilíbrio na alimentação. ” o ideal é conciliar o cogumelo com outros alimentos para balancear o cardápio. Existem também outras fontes de vitamina B2 como folhas verdes, principalmente o espinafre, assim como as carnes magras”, ressalta.

Descubra outros tipos de cogumelos

• Shitake: Um dos mais consumidos pelo mundo, ótimo para quem precisa controlar a pressão arterial. Além disso, ele reduz o nível de colesterol e fortalece o sistema imunológico, inibindo o desenvolvimento de vírus, bactérias e até mesmo tumores. Podem ser consumidos em diversos pratos como molhos, massas e risotos.

• Shimeji: Este cogumelo tem poucas calorias, apenas 6kcal a cada 100 gramas. Ele é rico em vitamina B12, sendo um aliado no combate de cânceres e do colesterol alto. Existem dois tipos, claro e escuro, podendo ser consumidos das mesmas formas que o shitake, em massas, molhos e risotos.

• Champignon ou Paris: É o cogumelo mais conhecido, sendo o mais cultivado e consumido o mundo. Ele é rico em ácido fólico, vitaminas do complexo B, fibras solúveis, auxiliando também no combate a anemia e ao colesterol. A textura desse cogumelo possibilita a sua presença em diferentes pratos como molhos, pizzas, omeletes, saladas e massas.

• Portobello: Campeão em riboflavina. Além de sua grande quantidade de vitamina B2, ele promove o controle das taxas de colesterol e estimula o sistema imunológico ao ativar as defesas naturais do organismo. A textura rígida e o tamanho do portobello permite que sejam servidos recheados além de poder ser usados em sopas, saladas e carnes.

• Porcini: No Brasil, esse cogumelo é mais encontrado desidratado e seco, conhecido como Funghi Secchi. Para ser incluído aos pratos, o melhor é que seja reidratado em água ou caldo quente, ficando deliciosos em para dietas da sopa e molhos. Esse cogumelo contém vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional, proteínas que ajudam na manutenção dos tecidos e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes.