Churrasco: ele também pode ser saudável e delicioso

Além de uma farta e saborosa refeição, a tradição de comer carnes leva à cultura do churrasco no Brasil uma de suas principais maravilhas gastronômicas. Juntar a família e amigos numa verdadeira churrascada é um hábito entre brasileiros, que não abrem mão de um encontro regado à bebidas e carnes nos momentos de lazer. A boa notícia para os adeptos dessa prática é que, de forma moderada, o churrasco pode ser um bom aliado à saúde e até fazer parte normalmente em nosso cardápio de dieta.

A principal preocupação que existe em relação ao churrasco é o excesso que ele gera na rotina das pessoas, não propriamente com a comida, mas com a bebida. O grande consumo de bebidas e de alimentos gordurosos e salgados devem ser equilibrados para que a refeição ganhe valores apenas nutritivos, e não maléficos ao organismo, como explica a nutricionista clínica, Virgínia Nascimento.

"O segredo está em reduzir aquilo que é menos tolerado pelo corpo, como gordura e sal. Eles podem comprometer a saúde com mais rapidez. Por exemplo, troque o sal por temperos. O sabor dos temperos reduz a necessidade de sal, que pode ser usado em quantidades bem menores. Além disso, eles têm propriedades digestivas, que vão ajudar a eliminar o colesterol ruim do organismo", destacou a nutricionista. Sobre as carnes ela garante que o alimento feito na churrasqueira é ainda mais saudável.

"Estudos já mostraram que a carne de churrasco absorve menos gordura que o alimento preparado em panela. A gordura pode ser mantida na carne durante o preparo, para garantir maciez e suculência, mas deve ser retirada na hora de comer. Se for retirada antes, a carne vai acabar muito seca e haverá prejuízo ao sabor", destacou.


Veja 10 dicas para fazer um "churrasco saudável"


- Cortes magros de carne vermelhas (corte a gordura);

– Tire a pele do frango;

- Explore as carnes de peixes;

- Troque a linguiça suína pela de frango (consumo moderado)

- Deixe a carne mais longe da brasa (a fumaça do carvão libera substâncias de alto potencial cancerígeno);

- Frutas e saladas para acompanhar os pratos;

- Cuidado com pães e maioneses

- Atenção ao queijo coalho. No máximo consuma metade de uma unidade

- Modere a bebida alcoólica (intercale com água ou suco)

- De preferência a sucos em vez de refrigerantes

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos sem lactose, Alimentos sem glúten, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em ferro, Receitas com pouca gordura, Vitamina A, Vitamina C

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