Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chocolate causa espinhas? Aumenta o colesterol? Saiba os seus mitos e verdades
Guia Culinário 10/10/2018

Chocolate causa espinhas? Aumenta o colesterol? Saiba os seus mitos e verdades

Ah, o chocolate… Difícil encontrar alguém que não goste desse doce com sabor inconfundível. No entanto, por mais que seja irresistível para a maioria, muita gente acaba cortando de vez essa iguaria por considerá-la uma verdadeira vilã na rotina de quem quer seguir uma alimentação saudável. Mas você sabia que, se for consumida moderadamente, ela pode trazer até benefícios para a saúde? E não, a história de que o aparecimento de acne está relacionado ao seu consumo também não é verdade.

Surpreso com tudo isso? Ainda tem mais! Veja nossa lista com alguns mitos e verdades sobre o chocolate que você certamente já ouviu por aí.

Chocolate é aliado na TPM: Verdade

Não é por acaso que os filmes e séries sempre colocam suas personagens comendo barras e mais barras de chocolate quando estão na TPM – ou quando surge alguma situação que resulta em tristeza e estresse. Isso ocorre porque uma das propriedades do doce é justamente a de estimular o sistema nervoso a produzir substâncias que aumentam a sensação de bem-estar – e, assim, ele surge como um aliado para diminuir a irritação que aparece em tanta gente durante o período de tensão pré-menstrual.

Mas, para manter a linha saudável, nada de se inspirar nas personagens dos filmes e comer em excesso. Assim como deve ser feito com todos os alimentos, moderação é essencial!

Chocolate dá espinhas: Mito

Você certamente já ouviu por aí que o consumo de chocolate é responsável pelo aparecimento de espinhas. Mas, ao contrário do que muita gente acredita, isso não passa de um mito! O chocolate até pode piorar o problema por aumentar o índice glicêmico no sangue, mas não é a causa – já que as espinhas são, na verdade, reflexo de um descontrole hormonal.

Chocolate ajuda a prevenir o mal de Alzheimer: Verdade

Embora ainda não exista cura definitiva para o mal de Alzheimer, é possível prevenir o aparecimento do problema com a ajuda da alimentação. É que existe uma lista de alimentos que exercem essa função por atuarem no Sistema Nervoso Central – e, sim, o chocolate é um deles! Isso se deve à presença da cafeína, componente que ajuda a estimular a memória e a melhorar a atenção e concentração.

Chocolate aumenta o colesterol: Mito

Quem tem colesterol alto costuma cortar vários alimentos da dieta para tentar solucionar o problema – e, muitas vezes, o chocolate está entre eles. No entanto, para a surpresa de muitos, o doce pode ser, na verdade, um aliado.

O motivo? É que a manteiga de cacau presente em sua composição é uma “gordura boa” – que, em vez de aumentar o colesterol ruim, como ocorre com as gorduras saturadas, ainda ajuda a diminuí-lo.

Quanto mais escuro e amargo mais saudável o chocolate é: Verdade

É verdade quando dizem que quanto mais escuro e amargo, mais saudável é o chocolate. A razão é a seguinte: o doce só terá essas características se tiver uma boa concentração de cacau – e, quando isso acontece, ele consequentemente conta com mais nutrientes, além de menos gorduras saturadas e açúcares.

Mas, para aproveitar esse benefício, fique atento: a dica é apostar em chocolates que tenham mais de 50% de cacau em sua composição.

Chocolate ajuda a emagrecer: Verdade

Se estiver aliado a uma alimentação saudável e, claro, não for consumido em excesso, o chocolate pode ajudar quem deseja emagrecer. Um dos componentes responsáveis por isso é a cafeína, já que ela acelera o metabolismo e promove a queima calorias. Mas, além disso, também não dá para deixar de apontar a presença das fibras – que fazem o corpo perder o costume de beliscar entre uma refeição e outra por aumentar a sensação de saciedade.