Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chips de hortaliças e legumes: Saiba como preparar esses snacks saudáveis!
Guia Culinário 28/02/2017

Chips de hortaliças e legumes: Saiba como preparar esses snacks saudáveis!

Quando bate aquela fome no meio da tarde ou para aquele lanchinho no intervalo das refeições principais é sempre bom estar preparado com algumas opções nutritivas e saborosas! Os “snacks” saudáveis, ou chips de vegetais, como também são conhecidos, é uma inovação gastronômica ideal para quem deseja amenizar aquela vontade de beliscar alguma coisa! Veja como é fácil de preparar e incluir os “snacks” na sua alimentação saudável!

Quem disse que uma alimentação equilibrada precisa ser sem graça? Com um pouco de criatividade e dedicação, é possível inovar a alimentação e ter preparações deliciosas e nutritivas. Como é o caso dos chips de cenoura, batata doce ou beterraba, por exemplo, que dá para unir sabor e nutrientes em um único petisco. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues dos Santos eles podem compor o nosso dia em diversos momentos:

“Os “snacks” são lanches rápidos, que geralmente são consumidos nos intervalos das grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar). Podem ser consumidos em substituição de salgadinhos de pacotes, biscoitos recheados, entre outros. São boas opções para lanches escolares das crianças, para pessoas que não possuem tempo para fazer todas as refeições do dia, são práticos para fazer e carregar na bolsa”, explica a profissional que separou algumas opções de chips saudáveis. Veja!

Veja como preparar preparar os chips de hortaliças e legumes

– Chips de cenoura

Ingredientes:

-2 cenouras grandes

– sal a gosto

– 1 colher (chá) de azeite

– 1 colher (chá) de alecrim picado

Modo de preparo:

Para começar, descasque as cenouras, e corte em fatias bem fininhas. Para fazer isso, você pode usar um cortador ou um mandolim. Misture as fatias de cenoura, com sal, azeite e alecrim picadinho. Para assar, forre forma com papel manteiga, e disponha cada fatia de cenoura, lado a lado. Leve ao forno pré-aquecido a 180° – 200° por aproximadamente 20 minutos, ou até que elas estejam levemente douradas e sequinhas. Agora é só esperar esfriar para que fiquem mais crocantes.

– Chips de batata

Ingredientes:

-1 kg de batata

-Azeite

-Sal

Modo de preparo:

Corte as batatas cruas em fatias bem fininhas. Unte a assadeira com azeite e sal e distribua as fatias de forma que uma não fique em cima da outra. Coloque azeite e sal por cima dos pedaços e asse em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos.

– Chips de legumes

“Essa opção é bem legal porque utiliza várias hortaliças”, indica a nutricionista.

Ingredientes:

-1 cenoura

-1 beterraba

-1/2 batata doce

-1 mandioquinha

-2 colheres de sopa de azeite de oliva

-Sal a gosto

-Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Cortar os legumes em rodelas bem finas. Disponha em uma forma sobre papel manteiga. Regue com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta. Levar ao forno preaquecido 180º graus até que fiquem crocante.

– Chips de batata doce

Ingredientes:

-2 batatas inglesas médias

-Páprica picante

-Azeite

-Sal

Modo de preparo:

Descasque e corte as batatas em fatias bem finas. Em um saco plástico para cozinha, coloque as batatas fatiadas, sal, páprica picante e azeite. Mexa bem o saco para o tempero pegar nas batatas e reserve por 20 minutos. Em uma forma grande, espalhe as batatas e leve ao forno. Quando estiverem douradas, retire-as do forno e sirva.

– Chips de beterraba e mandioquinha assados

Ingredientes:

Beterrabas e mandioquinhas (quantas você quiser)

Azeite de oliva

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180C°. Corte as beterrabas e as mandioquinhas em fatias bem finas. Uma dica é usar o ralador, as fatias vão ficar muito mais finas e vai ser bem mais rápido. Disponha as fatias sobre uma assadeira coberta com papel manteiga.

Em uma tigela misture o azeite, o sal e a pimenta. Depois pincele as beterrabas e as mandioquinhas com essa mistura. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que as bordas dos chips comecem a secar. Vire os chips, diminua um pouco a temperatura do forno e leve ao forno novamente. Dessa vez fique atenta, olhe os chips de 5 em 5 minutos , normalmente leva mais uns 20 minutos. Por fim é só deixar esfriar e servir em seguida.