Cheiro verde: A combinação perfeita entre salsa e cebolinha para a sua saúde!

Sabe aquela dupla de ingredientes que não pode faltar sob hipótese alguma na sua lista de compras do mês? Então, a união salsa e cebolinha, mais conhecida como cheiro verde, deve fazer parte de qualque cardápio saudável! Dona de aroma forte, ela proporciona um sabor todo especial e característico às refeições, além de fornecer uma excelente fonte de benefícios para o bom funcionamento do nosso organismo. Confira algumas das principais vantagens de acrescentar essa combinação incrível no dia a dia e enriquecer a nossa alimentação.

O cheiro verde é um tempero extremamente versátil e que combina com quase todas as receitas salgadas que você preparar, dos pratos mais simples aos mais sofisticados. Para dar sabor ou, até mesmo, enfeitar, a questão é que essa dupla é infalível no quesito saúde! Segundo a nutricionista Giovana Morbi, não existem restrições para o consumo dessa iguaria:

"O cheiro verde é ótimo e todos podem consumir. Ele ajuda na desintoxicação do organismo e essa mistura tem poder anti-inflamatório, muito bom para o frio. O cheiro verde também é excelente para os hipertensos, já que dá muito sabor aos alimentos, e com isso a quantidade de sal é reduzida. Para obter os seus benefícios, devemos utilizar cerca de 1/2 xícara de chá por dia que será o suficiente", destaca a profissional.


Benefícios da Salsa e da cebolinha para a nossa saúde

Benefícios específicos da salsa: A salsa ou salsinha, como também é conhecida, por si só possui diversos benefícios para o nosso organismo. Rica em fibras, vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C, E e do complexo B, o vegetal também é fonte de proteínas e potássio e apresenta propriedades diuréticas, que ajudam a prevenir ou eliminar a retenção de líquido no corpo. Além disso, é uma aliada ao combate da anemia, ajuda a reduzir a pressão arterial, previne doenças cardiovasculares e auxilia na digestão dos alimentos.

Benefícios específicos da cebolinha: A cebolinha também não fica atrás das vantagens que pode trazer para o nosso corpo. Rica em vitamina A e C, a planta auxilia no crescimento capilar e retarda o envelhecimento das células. Considerada um antibiótico natural, o vegetal também é fonte de flavonoides, é anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico. Melhora o sistema imunológico de uma forma geral, protegendo o organismo contra doenças degenerativas.

Cheiro verde é indicado para a alimentação de pessoas diabéticas

Dentre suas principais vantagens, o cheiro verde é muito indicado para o consumo regular de pessoas que possuem diabetes. Isso se deve porque, quando unidas, a salsa e a cebolinha potencializam os seus nutrientes tornando-se capaz de reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Por causa disso, o tempero também possui grande quantidade de agentes antioxidantes em sua composição, que ajudam a melhorar e absorver os níveis de ferro e ácido fólico em nossos origanismo. Assim, ele age na circulação do sangue, impedindo formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.

*Giovana Morbi é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076

Ver mais: Alimentação saudável, Vitamina A, Vitamina C, Alimentos ricos em ferro

Últimas matérias