Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chás: Mitos e verdades sobre os benefícios nutricionais dessa bebida!
Guia Culinário 23/12/2016

Chás: Mitos e verdades sobre os benefícios nutricionais dessa bebida!

Dentre as bebidas mais tradicionais do mundo, sem dúvidas, o chá é um dos maiores destaques! Seja verde, branco, de hortelã, camomila ou aquele clássico chá da vovó, o seu consumo sempre está associado à boa saúde, bem-estar e emagrecimento saudável. Com tantas opções e novidades disponibilizadas diariamente, o Conquiste sua Vida separou alguns mitos e as verdades sobre essa bebida tão presente em nosso dia a dia. Confira!

Chá para emagrecer, para melhorar resfriado ou facilitar a digestão.. A bebida é uma das favoritas de quem segue uma alimentação equilibrada e deseja perder alguns quilinhos de forma eficaz. Eles podem combater o envelhecimento precoce das células e deixar sua pele mais bonita e saudável:

“Alguns chás, como o chá verde, possuem flavonoides e catequinas que são substâncias com propriedades antioxidantes. Essas substâncias contribuem para diminuir os efeitos dos radicais livres, auxiliando no combate ao envelhecimento”, explica a nutricionista Luciana Novaes.

Mitos e verdades sobre o consumo de chás

– “Tomar chá quente ajuda a emagrecer”

Mito: A temperatura do chá não interfere no gasto de gorduras do metabolismo nem em suas propriedades.

– “Chá tem prazo de validade”

Verdade: A planta tem um tempo determinado para que suas propriedades permaneçam tendo efeito. Quanto mais tempo exposto ao ar, mais perda de suas substâncias ativas irão ocorrer.

– “Chá é planta e não faz mal”

Mito: Toda planta possui seu composto ativo. Alguns chás possuem propriedades farmacológicas, agindo como medicamentos ou podem atrapalhar a absorção de nutrientes. A dose também influenciará, podendo até se tornar nocivo ou perigoso ao organismo.

– “Chá ajuda a hidratar o corpo”

Verdade: Como é uma bebida com muita água auxilia na hidratação. Só fique atento para o tipo de chá, pois alguns são diuréticos e aí o líquido ingerido poderá ser perdido rapidamente. O ideal é que não se passe de 4 xícaras (1 L) por dia, se complementando com água e sucos ao longo do dia para se atingir aproximadamente 2L de ingestão líquida diária.

– “Todo chá emagrece”

Mito: Se estiver sem açúcar, ajudará a emagrecer por ser uma bebida sem calorias. Alguns podem ser um auxílio para acelerar um pouco o metabolismo, mas o que fará um emagrecimento efetivo são as mudanças de hábitos.

– “Chá de alho diminui as gorduras do sangue”

Verdade: A utilização de alho auxilia na redução do triglicerídeos e colesterol, além de aliviar os sintomas da gripe.

– “Chás curam gripe”

Mito: Doenças virais não são curadas com chás. Alguns chás são eficazes no alívio dos sintomas.

– “Não se deve utilizar açúcar no chá”

Verdade: O açúcar não irá influenciar na liberação das substâncias do chá, mas como medida de saúde, a utilização de açúcar refinado não é aconselhável. Melhor opção seria o uso do mel ou do agave.

– “A planta Sene ajuda a emagrecer”

Mito: Sene é uma planta laxativa, muito usada em chás para emagrecimento. Como ela acelera o transito intestinal, a pessoa começa a perder peso porque os alimentos não são absorvidos de modo adequado. Isso pode levar a uma carência de vários nutrientes. Outro problema é que essa planta provoca uma descamação do intestino, causando lesões severas que poderão levar a perda de partes do intestino e risco de vida.

– “Grávidas não devem tomar chá”

Verdade: A grande maioria dos chás são considerados abortivos, porque possuem propriedades de aumentar as contrações do sistema digestório e isso pode ocasionar a expulsão do feto no início da gestação. Além disso alguns podem atrapalhar na absorção dos nutrientes, prejudicando a formação do bebê.

– “É melhor trocar café por chá”

Mito: O café em excesso poderá levar a crises de ansiedade, insônia e palpitações pela presença da cafeína, mas alguns chás como o chá-verde possuem substâncias semelhantes, que estimulam como o café. Então depende do tipo de chá escolhido e da quantidade ingerida para ele ser considerado menos prejudicial do que a quantidade de café ingerida.

– “Chás ajudam a dormir”

Verdade: Alguns chás como a camomila, melissa, capim-limão, flor de laranjeira e maracujá auxiliam na diminuição do stress, diminuindo a ansiedade, e com isso aumentando a sensação de relaxamento, o que contribuirá para uma noite de sono mais tranquila.

– “Chá é digestivo”

Mito: Depende do chá. Chá de hortelã pode auxiliar a digestão quando tomado após a refeição. Já o chá preto ou mate, quando tomado junto com as refeições atrapalham a absorção do ferro dos alimentos.