Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá branco e chá de hortelã: Opções de bebidas termogênicas para o inverno
Guia Culinário 08/06/2016

Chá branco e chá de hortelã: Opções de bebidas termogênicas para o inverno

Chás e inverno, tudo a ver! Com a temporada mais fria do ano batendo às portas, a nossa alimentação também muda bastante, entretanto, essa bebida continua sempre em destaque, independente do clima. Leves, deliciosos e, sobretudo, versáteis, eles podem ser consumidos tanto gelados, em épocas de calor, como quentinhos, para aquecer o corpo em dias mais amenos. Dentre os fartos tipos e variações da bebida, os chás brancos e os de hortelã se destacam, principalmente, por suas composições termogênicas. Saiba mais!

O Chá Branco é a infusão de chá com folhas jovens (novos botões que cresceram) e que não sofreram oxidação. Ele contém mais propriedades antioxidantes do que outros tipos de chás, inclusive o verde. Fonte de vitamina B, C, K, cafeína, potássio e ácido fólico, seus efeitos termogênicos ajudam no processo metabólico, desinchando o organismo, queimando gorduras, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e, claro, aquecendo o organismo. “O chá branco possui mais substâncias termogênicas podendo ser mais eficiente no emagrecimento, por exemplo, porém deve ser atrelado a um plano alimentar feito por um nutricionista”, ressalta a nutricionista Vanessa Born.

Já em relação ao chá de hortelã, dentre os chamados chás medicinais, a bebida também se destaca por suas características termogênicas. Apesar de bem simples e fácil de preparar, seus poderes para a aceleração do metabolismo são grandiosos, sendo muito boa opção para esquentar o corpo, sem abrir mão dos nutrientes. Uma boa dica para melhorar ainda mais o sabor é mergulhar uma fatia bem fininha de limão, que também é um termogênico natural.

“O chá que eu mais recomendo é o chá de hortelã, pois estudam mostram que ele reúne vários benefícios de outros chás: ajuda a prevenir doenças cardíacas, por ter alto teor de antioxidantes e é benéfico para o sistema imunológico, por aumentar o número de células reguladoras no organismo”, ressalta a especialista.

Chá na medida certa: Respeite o seu organismo!

Os chás, no geral, são aliadas à boa forma, quando ingeridos sem açúcar. Eles completam e potencializam nutrientes necessários para uma alimentação saudável, contudo, nada de exageros. Antes de sair bebendo de qualquer maneira, é preciso o acompanhamento profissional, já que cada organismo tem uma necessidade diferente, como explica a Dra. Vanessa:

“É bom reforçar a ideia de que um dos caminhos para uma alimentação saudável e até mesmo para os que desejam emagrecer, é toda uma mudança de estilos de vida, incluindo a educação ou reeducação alimentar. Não podemos colocar alimentos como saudáveis ou maléficos, tudo vai depender da quantidade consumido e da individualidade de cada pessoa”, finalizou.