Cenoura faz bem para os pulmões: Você sabia que ela remove tosses e catarros?

Se durante o verão a cenoura é um dos alimentos mais utilizados para manter o bronzeado em dia, em épocas de inverno, o vegetal também pode ter uma grande importância em nossas vidas. Dona de um poderosa composição nutricional, o ingrediente está relacionado, dentre seus diversos benefícios à saúde, ao combate das incômodas tosses e catarros, tão comuns nessa época do ano, onde as temperaturas caem bruscamente.

Rica em vitaminas A, C, do complexo B e K, a cenoura é um vegetal perfeito para reforçar o sistema imunológico e, no específico caso das tosses e catarros, beneficiar a saúde dos pulmões, nos fazendo respirar melhor. Segundo a nutricionista Daniella Chein, o alimento também é fonte de minerais importantes, mas, para surtir o melhor efeito, é preciso ter atenção na forma de consumo, para garantir os nutrientes presentes:

"É possível encontrar nas cenouras minerais como magnésio, potássio, ferro, cálcio, fósforo e manganês, que atuam beneficiando o sistema imune. Porém, para que ela seja realmente eficaz, é necessário que a água em que se ferveu a cenoura seja também utilizada, pois boa parte das vitaminas e minerais estão nela", explica a profissional.

Como utilizar a cenoura para remover tosses e catarros?

Segundo a nutricionista, é necessário criar uma espécie de xarope expectorante com o vegetal, para que assim ocorra a limpeza dos pulmões e das vias respiratórias, diminuindo as alergias, bronquite, asma e resfriados. Você vai precisar de algumas cenouras e umas 3 colheres de mel, como explica a profissional:

"Ferva as cenouras e as remova do calor. Separe a água utilizada para cozer. Utilize um garfo para amassar ou o liquidificador para triturar as cenouras. Agora, aquela água que já estava separada, deixe-a deixe esfriar e adicione mel. Após mexer, adicione a cenoura e mexa mais um pouco. Como não há adição de conservantes, o ideal é manter o xarope natural em local frio (geladeira)", indica a nutricionista.

Consumo - Para que os resultados comecem a aparecer, é necessário a ingestão do xarope por dois dias, utilizando-o de 3 a 4 vezes no dia.

Outros benefícios que a cenoura traz para o nosso organismo

Além de fortalecer o sistema imunológico, a cenoura possui propriedades nutricionais que contribuem com um bem-estar geral do nosso corpo. Confira:

1 - Facilita a digestão: Rica em fibras alimentares, a cenoura ajuda no trânsito intestinal, facilitando a passagem dos alimentos. Além disso, essas substâncias são conhecidas por diminuírem a constipação e prevenir a prisão de ventre.

2 - Melhora a saúde dos olhos: Fonte de vitamina A, o consumo regular do vegetal contribui com prevenção da degeneração macular e no retardo das ações dos radicais livres, causadores do envelhecimento.

3 - Previne o diabetes: Para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue, a cenoura pode contribuir. A presença dos carotenoides, substância que dá o pigmento do vegetal, ajuda a diminuir o açúcar, atuando no controle dos portadores de diabetes e ajudando a prevenir a doenças aos propensos.

4 - Beneficia a pele: Seja em forma de suco, natural ou cozida, o vegetal é rico em agentes antioxidantes que contribuem para a saúde da pele, deixando-a jovem e bonita por mais tempo.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em fibras, Vitamina A, Vitamina C, Principais matérias, Alimentos ricos em cálcio, Complexo B

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