Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 02/02/2018

Castanha de caju: conheça os benefícios dessa poderosa oleaginosa

A castanha de caju é uma oleaginosa muito comum no Brasil e, além de ser muito saborosa e utilizada como ingrediente de doces, traz muitos benefícios para a saúde. Ela faz bem para o organismo, já que é rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas – as gorduras boas -, em magnésio, fósforo, zinco e outros nutrientes. A castanha também é bastante conhecida por ser aliada das dietas de emagrecimento, apesar de ser calórica. Mas essa é apenas uma das várias vantagens que a introdução dessa oleaginosa na sua alimentação pode trazer para a sua saúde. Se você quer conhecer um pouco melhor esse e outros benefícios da castanha de caju, vem conferir.

Benefícios da castanha de caju

1 – Combate o câncer: a castanha de caju contém proantocianidinas, um tipo de flavonoides que combate as células que contribuem para o surgimento de tumores. Além disso, o cobre presente no fruto também tem função anticancerígena.

2 – Controla a pressão arterial: a oleaginosa é ótima para quem tem problemas com a pressão arterial, já que o magnésio presente nela ajuda no controle da pressão. A presença do cobre também é importante para manter a flexibilidade dos vasos sanguíneos. Como a castanha de caju não tem colesterol, ela também faz bem para o coração.

3 – Fortalece os ossos: a castanha de caju é rica em cálcio e magnésio, nutrientes importantes para manter saúde dos ossos e dentes. E o cobre auxilia na produção de colágeno e elastina, contribuindo para a flexibilidade das articulações.

4 – Controla o sistema nervoso: o magnésio dessa oleaginosa ajuda a reduzir a tensão muscular, as dores de cabeça e a fadiga. O mineral também é importante no combate à enxaqueca e, até mesmo, a ataques cardíacos.

5 – Fortalece o sistema imunológico: o zinco, presente na castanha, é importante para a boa atuação do sistema imune no combate às doenças e manutenção da saúde. Além disso, o ferro ajuda na eliminação dos radicais livres, que podem provocar problemas como o envelhecimento precoce e até o câncer.

6 – Facilita o emagrecimento: como muitas pessoas já sabem, a castanha de caju auxilia no emagrecimento. Como é rica em gorduras boas, ela reduz o colesterol ruim e dá a energia necessária para a prática de exercícios físicos. A combinação do magnésio e do cálcio também contribui para o desenvolvimento dos músculos, além do alto teor de proteínas vegetais presente na castanha.