Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Carnaval e saúde: Aprenda 5 dicas para curtir a folia sem descuidar do corpo!
Guia Culinário 09/02/2017

Carnaval e saúde: Aprenda 5 dicas para curtir a folia sem descuidar do corpo!

“Em fevereiro (fevereiro!) tem carnaval!”. Assim como canta Jorge Ben Jor em “País Tropical”, o Brasil todo espera ansiosamente a chegada da maior festa popular do mundo. Os quatro dias de folia são marcados por diversão, blocos de rua, fantasias das mais variadas, brincadeiras e muita disposição. E, para aproveitar o melhor desse momento especial é preciso ter alguns cuidados com o corpo, investindo em muita água para hidratar e uma alimentação equilibrada! Confira algumas dicas importantes para aproveitar melhor o seu carnaval!

Cuidar da saúde e do nosso corpo é essencial todos os dias do ano, mas, no período de carnaval, é ainda mais importante. Nessa época, passamos mais tempo na rua, gastamos muita energia, ficamos expostos ao sol e, na maioria das vezes, não nos alimentamos nos horários corretos. Por isso, a nutricionista Daniella Chein separou dicas importantes para cuidar do corpo sem perder os dias de folia. Confira!

5 dicas para curtir o carnaval com o corpo saudável

1 – Hidrate-se: É verão! Sol intenso, altas temperaturas e com isso nosso corpo precisa de alguns cuidados com a hidratação: “Durante a folia não podemos esquecer de ingerir líquidos, é fundamental para que o corpo aguente brincar sob sol. Portanto, beba muita água mineral, água de coco, sucos naturais da fruta e bebidas isotônicas para repor os minerais perdidos na folia”, indica a nutricionista.

2 – Escolha lanches leves e nutritivos: Segundo a nutricionista, sanduíches de frios são boas opções para lanche e para nutrir o corpo. “Sanduíche de queijo branco, ricota, cottage, peito de peru ou requeijão, dentre outros caem muito bem para o carnaval. Além de serem saborosos, vão fornecer carboidratos e proteínas para o corpo”, explica a profissional.

3 – Refresque-se: Procure alternativas saudáveis para amenizar os efeitos das altas temperaturas no corpo durante o carnaval. “Picolés ou sacolés de frutas naturais, estão em alta neste verão! São saudáveis, desde que sejam de fruta natural, proporcionam saciedade e ajudam a aliviar o calor, além de serem fonte de vitaminas e fibras”, analisa a nutricionista.

4 – Não se esqueça de consumir proteínas: As carnes são essenciais para fornecerem energia para os quatro dias de carnaval, mas a nutricionista alerta: “Prefira as carnes brancas como peixe e frango. As carnes vermelhas não estão proibidas, mas a digestão é mais lenta e são mais gordurosas. Procure também não usar gordura no preparo”.

5 – Abuse das saladas: São pratos refrescantes, saborosos e ajudam a manter equilibrada a saciedade por mais tempo. “As saladas são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras alimentares. Também são excelentes para qualquer época do ano, principalmente os dias de calor e folia. Além disso, são rápidas de preparar, só devemos ter cuidado na hora de higienizar as folhas e verduras que vamos utilizar. Para agilizar o processo, você pode preparar uma solução de 1 litro de água e coloque 1 colher de sopa de vinagre, deixando os alimentos por 15 minutos, e torne a enxaguá-los. Pronto agora é so servir e cair na folia”, finaliza Daniella Chein.

Produtos relacionados