Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cardápio saudável: 6 opções de sobremesas ricas em fibras alimentares
Guia Culinário 05/01/2018

Cardápio saudável: 6 opções de sobremesas ricas em fibras alimentares

Que tal aumentar a sua ingestão de fibras alimentares saboreando uma deliciosa sobremesa saudável? Sim, é possível encontrar esses nutrientes tão importantes para regular o nosso organismo em receitas doces, tortas, bolos, etc. Veja algumas ótimas opções, dentre as nossas sugestões do dia a dia.

A fibras alimentares são substâncias origem vegetal, que podem ser encontradas em frutas, legumes e verduras, além de grãos e farinhas integrais que comumente estão presente em pães, bolos e tortas saudáveis. Segundo o Ministério da Saúde, o consumo dos alimentos fontes de fibras está associado à redução dos riscos de doenças cardiovasculares, além da melhora das funções intestinais, favorecendo a digestão, por exemplo.

Sendo assim, para aumentarmos os níveis de fibras alimentares no nosso dia a dia, de maneira prazerosa e saudável, nós podemos aproveitar as bases das receitas doces, adaptando e substituindo as farinhas tradicionais, pelas integrais, além de abusar dos poderes das frutas e de outros alimentos naturais. Veja, abaixo, 6 boas dicas de sobremesas fontes de fibras para o seu cardápio.

6 doces saudáveis e fontes de fibras alimentares para a sua sobremesa do dia a dia

Clique nos links assinalados em cada receita para ver o modo de preparo, os ingredientes necessários e os benefícios nutricionais de cada prato para a sua saúde.

1 – Espeto de frutas orgânicas com molho de iogurte: As frutas são as melhores opções para sobremesas. Doces, saborosas e delicadas, esses alimentos naturais também reservam uma diversidade incrível de nutrientes e, dentre eles, as fibras se destacam. Além disso, essa receita conta com o molho de iogurte integral, outro produto que é fonte dessas substâncias.

2 – Torta de abacate no pote: Extremamente funcional, essa receita pode ser tranquilamente levada para comer no trabalho, por exemplo. O abacate é uma fonte natural de fibras alimentares, além de ser um ótimo repositor de energia para manter o pique do dia a dia.

3 – Bolo de ricota com farinha de coco e geleia de goiaba: Todos os ingredientes principais dessa receita são fontes generosas de fibras alimentares. A ricota, a farinha de coco e a goiaba juntas potencializam ainda mais o quadro nutricional desse doce e garantem uma ótima ingestão dessas substâncias no organismo.

4 – Doce de maçã com farofa de farinha de coco e iogurte grego: Se te pedirem um exemplo de alimento que seja fonte de fibras, com certeza você se lembrará da maçã. A fruta possui grandes quantidades dessas substâncias e, por sua vez, também cai muito bem em receitas doces para lanches e sobremesas. Sendo assim por que não juntar o útil ao agradável?

5 – Tarte de banana com passas e iogurte grego: Essa sobremesa portuguesa, com certeza, é uma ótima fonte de fibras alimentares para a sua alimentação. Dentre as propriedades da banana, as fibras se encontram em quantidade generosas. Além disso, o acompanhamento de uva passa e iogurte grego aumentam esse quadro nutricional da receita.

6 – Pavê de cereal em barras e damasco: Os cereais são grandes fonte de fibras alimentares, ainda mais se unidas às frutas. O damasco é naturalmente rico nessas substâncias, além de dar um toque todo especial ao sabor da receita.