Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cantar, dançar, escrever: Você precisa se expressar! Descubra as melhores formas
Movimente-se 13/07/2017

Cantar, dançar, escrever: Você precisa se expressar! Descubra as melhores formas

Existe em nós, seres humanos, uma vontade natural, genuína e atemporal, de se expressar. A comunicação, seja ela por meios linguísticos, corporais ou subjetivos, está impetrada na essência das pessoas, que se expõem para tentar aproximar seus sentimentos individuais e pensamentos existenciais, em manifestos abrangentes e coletivos. As formas artísticas, por exemplo, nascem exatamente dessa necessidade: cantar, dançar, escrever, pintar etc. são ações libertárias e que contribuem bastante para aumentar a autoestima, buscar o autoconhecimento, e, assim, ampliar um próprio espaço no mundo.

A “liberdade de expressão” é uma premissa básica da sociedade. Não existe ambiente natural e saudável, sem a possibilidade das pessoas se manifestarem. Muitos, seja por timidez ou falta de confiança, relutam para demonstrar seus sentimentos ou opiniões em público, mas, no mínimo, possuem hábitos individuais, como, por exemplo, escrever ou falar sozinho em diversos momentos do dia. Para a psicóloga e doutora em Psicologia Social Stèphanie Krieger, expressar é um movimento fundamental para a vida:

“Uma das necessidades emocionais básicas de qualquer ser humano é a de expressão emocional legítima, portanto, precisamos encontrar alguma forma de supri-la, seja através de esportes, artes e outros… Se expressar é comunicar pensamentos e necessidades, é mostrar um pouco de si”, explica a profissional, reiterando sobre a importância social dessa ação:

“Qualquer forma de expressão é uma forma de comunicação. Algumas formas de expressão podem também estar relacionadas a momentos de lazer e relaxamento. Assim, se expressar é uma condição de saúde psicológica e tem uma importância social muito grande”.

Dançar, cantar, escrever… Quais são as melhores formas para se expressar?

Segundo a Dra. Stéphanie, não há uma forma única, cada um pode encontrar diferentes maneiras para se expressar. Para alguns pode ser a própria linguagem verbal, enquanto para outros pode ser através das artes ou, até mesmo, esportes. “Nesse sentido, não há regra, o importante é cada um usar a criatividade e encontrar a maneira como se sente mais confortável e livre para se expressar, podendo também utilizar forma diferentes para expressão de condições diferentes”, analisa a profissional, destacando, no entanto, que cada atividade pode apontar respostas diferentes e individuais nas pessoas:

“As diversas formas de expressão podem demonstrar características individuais. Assim, a pessoa pode se sentir mais livre para comunicar conteúdos que talvez não gostaria de revelar mais abertamente. Dessa maneira, elas podem apontar formas de pensar, sentimentos, necessidades, angústias e até características de personalidade”.

Preste mais atenção no que os outros querem dizer

Muitas vezes, formas criativas de expressão podem comunicar coisas que ainda não estão completamente compreendidas pela própria pessoa, sendo uma possibilidade de elaboração sobre uma situação. “Além disso, muitas vezes, o indivíduo não consegue expressar em palavras conteúdos que consegue comunicar de outra maneira. Assim, estar atento a qualquer forma de expressão abre o caminho para uma compreensão maior do outro, para um autoconhecimento e permite uma comunicação mais verdadeira e menos enviesada”, finaliza a psicóloga.