Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Canoa havaiana: Conheça esse esporte radical e descubra os benefícios de remar
Movimente-se 15/09/2017

Canoa havaiana: Conheça esse esporte radical e descubra os benefícios de remar

Remar pelo mar aberto, desfrutar paisagens incríveis, relaxar e fortalecer a mente e ainda melhorar o condicionamento do corpo, que tal? A canoa havaiana é daqueles esportes radicais que proporcionam desafios em momentos prazerosos aos seus praticantes. Conheça mais sobre essa atividade empolgante e descubra os seus principais benefícios para a saúde.

Criada no triângulo polinésio, conjunto de ilhas do Pacífico, a canoa havaiana – canoa Polinésia ou Va’a, como também é conhecida – se tornou uma prática esportiva muito procurada pelas pessoas que gostam de aventura. Atleta profissional e instrutor do esporte, Douglas Moura, explica melhor sobre a prática.

“A canoa havaiana é uma atividade física cuja estrutura principal é ser uma embarcação a remo, com um flutuador lateral que dá estabilidade aos praticantes. Existem alguns tipos de canoas, variando de acordo com os números de lugares, sendo desde individual (OC1), duplas, de quatro lugares, as mais tradicionais, de 6 lugares. Também têm os chamados catamarãs, que são a junção de duas canoas de 6 lugares, formando uma embarcação de duplo casco com 12 lugares”, destaca Douglas.

Praticar canoa havaiana traz benefícios para o corpo, para a mente, e melhora as relações com as pessoas

A canoa havaiana exige foco e equilíbrio nas remadas para evitar sobrecargas físicas desnecessárias. Quando praticada em grupo, a atividade exige dedicação, paciência e companheirismo, para a execução em sincronia dos movimentos. Isso faz com que o esporte também seja uma ótima forma de ampliar as relações interpessoais.

Já em relação aos benefícios físicos, a canoa havaiana atua na perda de peso, melhora o condicionamento, tonifica os músculos e ajuda na flexibilidade. “A canoa havaiana proporciona ganho de qualidade de vida, já que muitas vezes a prática acontece bem cedinho, com o sol nascendo. Muitos alunos relatam que pararam de fumar, de beber, passaram a se alimentar bem, e adotaram um estilo de vida muito mais saudável”, analisa Douglas.

Quais são os lugares ideais para praticar canoa havaiana?

O mar, as lagoas e os rios são, logicamente, os ambientes mais procurados e indicados para praticar a canoa havaiana. Porém, segundo Douglas, a atividade pode começar a ser desenvolvida em clubes ou núcleos de canoa, onde o esporte passa a ser mais recreativo e menos competitivo. Além disso, para quem não vive em locais à beira d’água, as academias de musculação e de CrossFit possuem aparelhos de remada que imitam os movimentos do esporte.

“O movimento de remo da canoa é muito específico, gira-se muito o tronco, usa-se um lado de cada vez. Porém, vale ressaltar que um profissional qualificado consegue adequar a realidade da academia para algo bem próximo da remada da canoa havaiana”, indica o professor.

Você sabe nadar? Então já pode começar a praticar canoa havaiana

De acordo com o professor, o único pré-requisito para a prática é saber nadar, principalmente se o esporte for praticado no mar: “Nós adotamos, o que seria o estágio zero, aprender a nadar. Todos têm que saber sair da água para não dar trabalho para os companheiros, já que a canoa havaiana é praticada em um ambiente natural e com imprevistos”, alerta o professor.

Entretanto, o esporte é considerado eclético, agregando homens, mulheres, crianças, e idosos. “Meu aluno mais novo tem 13 anos, e o mais velho cerca de 70. Nesses casos, a gente pede autorização dos pais, e alguns exames médicos complementares no caso de pessoas com mais idade”, explica Douglas.

Canoa havaiana é segura? Quais são os cuidados necessários para quem deseja remar?

Para quem vai começar a canoa havaiana, Douglas Moura indica procurar um clube próximo de casa e que seja composto por profissionais capacitados para o esporte: “Vá de cabeça aberta para aprender uma nova e incrível atividade. A canoa havaiana é considerada um esporte que a conexão com o oceano é tão importante quanto o aprendizado técnico. Respeite seus limites, evolua no seu próprio ritmo. E, acima de tudo, faça do momento da remada o melhor momento do seu dia”, indica o instrutor.

Atenção com a alimentação – Além disso, os cuidados com o corpo são extremamente importantes. Adote uma alimentação saudável, com alimentos naturais e que vão te garantir energia para praticar o esporte. Também é fundamental manter o organismo hidratado com água, sucos e isotônicos que ajudam a repor os nutrientes que são perdidos durante a atividade.

* Douglas Moura é praticante do esporte desde dezembro de 2005. É atleta de canoa havaiana, de provas nacionais e internacionais e fundador do Icarahy Canoa Clube e instrutor de canoa havaiana. O profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato.

Veja mais