Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Café no coador ou na cafeteira? Qual é o mais forte? Entenda as diferenças
Guia Culinário 26/10/2017

Café no coador ou na cafeteira? Qual é o mais forte? Entenda as diferenças

Cafezinho expresso ou passado no coador, qual você prefere? Há quem diga que as bebidas feitas na cafeteira são mais fortes, enquanto os coados variam de acordo com a preparação e com a quantidade de grãos utilizados. Mas, você sabe quais são as reais diferenças entre eles? Descubra as características dessas duas versões da bebida, uma das mais queridas e consumida por nós brasileiros.

Basta sentir um cheirinho no ar para não resistir a uma xícara de café, não é mesmo? Seja na cafeteira ou nos coadores, o café é uma bebida mundialmente conhecida por relaxar, ativar o cérebro e agregar benefícios poderosos para a nossa saúde. Porém, diferentemente de como muitos pensam, as formas de preparos não afetam diretamente a intensidade do café e, tampouco, torna-os mais fortes ou fracos. O que de fato distingue essas duas formas é densidade da bebida que o preparo pode causar.

Ou seja, os cafés preparados com o coador de pano ou de papel, possuem uma densidade mais fina, se comparados aos expressos, por isso, eles causam a impressão de que são mais fracos e que as bebidas feitas nas cafeteiras são mais fortes e quentes. Isso acontece porque os cafés em cápsulas ficam compactados e, quando colocados na máquina, são submetidos a uma passagem de alta pressão com água aquecida a 90ºC, tornando-os mais encorpados.

Os benefícios do café: Por que essa bebida é tão benéfica para a saúde?

O pequeno cafezinho é rico em poderosos agentes antioxidantes que atuam na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de bexiga e de fígado. Esses nutrientes também tornam o sistema imune saudável, beneficiam a saúde da pele, inibindo as ações dos radicais livres. Fonte ainda de flavonoides, o café se torna aliado da saúde cardiovascular, prevenindo infartos e derrames, deixando o coração sadio e funcionando da maneira correta.

Faz bem para a saúde feminina – Para as mulheres que sofrem com sintomas da TPM, dores de cabeça e enxaquecas, o café também pode ajudar a aliviar. A cafeína funciona como uma espécie de analgésico, diminuindo e aliviando as dores. Vale destacar que, quando as dores se tornam recorrentes, é de suma importância a consulta com um médico especializado.

O consumo de café está relacionado ao combate do câncer

Durante muito tempo, cerca de 25 anos, o saboroso cafezinho esteve na lista de bebidas consideradas cancerígenas, divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Porém, desde 2016, a bebida foi retirada dessa lista pela entidade e apontada, inclusive, como um aliado para o combate do câncer e de outras enfermidades.

Segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer da OMS, a relação do café com o câncer está na temperatura em que a bebida é consumida e não na composição, podendo isso acontecer com qualquer outra, tal como o mate, por exemplo. A recomendação da entidade é que a temperatura de consumo não ultrapasse 65ºC: “Os especialistas concluíram que consumir bebidas a altas temperaturas provavelmente causem câncer de esôfago em humanos”, divulgou a OMS.

Portanto, mesmo que o café seja submetido a uma água aquecida em 90ºC, como na cafeteira, por exemplo, é recomendado aguardar abaixar a temperatura da bebida para consumir.

Café expresso ou espresso? Qual está certo? Entenda as diferenças entre as palavras

Vai um café expresso ou espresso? A confusão existe sim e, embora não pareça, faz todo sentido. A palavra “espresso” é de origem italiana, traduzida como “pressionar”, ou seja, que faz uma pressão, exemplificando o café que é pressionado para fora da máquina, no caso das cafeteiras. Já os cafés expressos, linguagem mais utilizada no Brasil, condiz com o significado da palavra “expresso” mesmo, que remete à agilidade e rapidez de preparo.

* Outras informações sobre o consumo e os benefícios do café podem ser consultados no site da Organização Mundial de Saúde .

Veja mais