Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Café gelado: como fazer essa bebida que é perfeita para os dias mais quentes
Guia Culinário 04/10/2018

Café gelado: como fazer essa bebida que é perfeita para os dias mais quentes

Nada como uma xícara de café quentinho para começar o dia ou acompanhar o lanche da tarde, não é mesmo? Mas, nos dias em que o calor está muito intenso e tudo o que você quer é recorrer a truques para se refrescar, apostar em uma bebida gelada pode parecer a melhor opção. Então, que tal unir o melhor dois mundos e trocar o café tradicional pela sua versão gelada?

Sensação nas cafeterias famosas de todo o mundo, o café gelado pode agradar até mesmo quem não é tão fã da bebida tradicional, já que tem um gosto bem menos ácido e amargo. Além disso, por mais que pareça inusitado, também é superfácil de ser preparado em casa. Saiba mais detalhes sobre ele e aprenda a prepará-lo:

Café gelado é opção perfeita para as estações mais quentes

Tomar um café que foi feito para ser servido quentinho e esfriou não é nada agradável – mas, nos dias de primavera ou de verão, não tem nada melhor que trocar a bebida tradicional por uma versão geladinha. E foi justamente por aparecer como a alternativa perfeita para quem quer se refrescar sem abrir mão da dose diária de cafeína que o café gelado se popularizou tanto por aqui.

A tendência começou mais forte nos Estados Unidos, mas logo depois passou a fazer sucesso em cafeterias de todo o mundo – inclusive no Brasil – em forma de frappuccinos, shakes e até em combinações de drinks. Na maioria deles, para que a bebida fique ainda mais saborosa, ainda são adicionados alguns ingredientes extras durante o preparo – como caramelo, leite e chantilly.

Vale ressaltar que, para os fãs, a temperatura não precisa nem estar baixa para que essa versão seja a escolhida: basta bater a vontade de tomar um café mais suave em qualquer hora do dia que já é motivo suficiente para apostar na bebida gelada.

Receita de café gelado: como fazer a sua versão em casa

Para preparar o próprio café gelado em casa não tem mistério! No entanto, não basta colocar apenas um pouco de gelo e pronto: é preciso seguir alguns truques para que a bebida realmente dê certo e fique saborosa.

Uma das maneiras mais práticas é a seguinte: faça o café normalmente e espere ele esfriar. Depois, transfira para uma jarra e deixe na geladeira por algumas horas. Feito isso, coloque a bebida em uma xícara ou em um copo e só então adicione algumas pedras de gelo para que ela fique bem refrescante.

Outra opção mais elaborada é bater o café com leite e algumas bolas de sorvete de creme no liquidificador, adicionando algum ingrediente extra de sua preferência – como chantilly, por exemplo – se desejar um sabor a mais.