Café da manhã completo: Descubra como fortalecer a sua primeira refeição do dia!

"Café da manhã completo". Quantas vezes nós não ouvimos falar essa expressão quando vamos reservar diárias em hotéis durante nossas viagens? Pois bem, diferente desse serviço anunciado nos pacotes hoteleiros, quando falamos em alimentação saudável, um café da manhã, para ser realmente completo, precisa preencher todos os requisitos necessários para a nossa nutrição funcional. Veja o que devemos comer durante a primeira refeição do dia para mantermos nosso organismo forte e o corpo a pleno vapor!

Um café da manhã reforçado é essencial para começar o dia com energia e manter uma dieta equilibrada. Isso porque, durante as nossas horas de sono, o organismo continua trabalhando, mesmo em ritmo inferior, para manter as funções básicas. Todas essas ações precisam de energia para serem realizadas e após um longo período de jejum, precisamos repor as necessidades do nosso corpo para que ele funcione dentro do esperado. É o que explica a nutricionista Luciana Fiorese:

"Pense: Você passou por um longo período em jejum, 6 a 10 horas dormindo, será que apenas uma xícara de café será o suficiente para te manter acordado? Lógico que não! Engana-se quem acha que somente o "cafezinho" o deixará acordado, logo em seguida o sono volta devido a hipoglicemia que o organismo se encontra. Por isso, não o ignore! Por falta de tempo ou apetite muitas pessoas negligenciam o café da manhã. Ele é perfeito, pois é nessa refeição que você tirará a disposição e energia para começar seu dia!", enfatiza a profissional.

Quais alimentos não podem faltar no seu café da manhã?

Vitaminas: Prepare uma deliciosa vitamina utilizando frutas frescas e oleaginosas como castanhas e amêndoas. A mistura encherá a refeição de nutrientes essenciais para o nosso organismo, tais como fibras, vitamina C e minerais.

Leite e iogurtes: Boas fontes de cálcio, as bebidas ajudarão a fortalecer os ossos e os dentes. Opte pelos produtos desnatados, são mais saudáveis e não possuem gordura. Uma boa dica é acrescer cereais matinais, como o musli, e frutas, ricas em fibras, que proporcionarão saciedade.

Ovos mexidos: Os ovos mexidos são excelentes para completar a nossa primeira refeição do dia. Fonte de bons nutrientes como vitaminas, minerais e proteínas, atente-se na hora de prepará-lo, prefira azeite extravirgem e tenha atenção a temperatura para não perder os nutrientes.

Pão integral com queijo e presunto: O famoso misto quente cairá muito bem para o café da manhã, pode ser acompanhado de um suco natural de frutas. As fibras e vitaminas presentes ajudarão a repor os nutrientes necessários para começar o dia.

Não ter tempo nem fome não são desculpas. É preciso reforçar o seu café da manhã!

Com a correria do dia a dia, poucas pessoas separam um tempo ou mesmo sente fome diurna para se dedicar ao café da manhã, mas, não seja por isso, a Dra. Luciana pode te ajudar a mudar:

"Você pode começar a mudar seus hábitos fazendo no dia anterior seu lanche para comer durante a ida ao trabalho ou escola, a refeição é importante para pessoas em fase escolar por beneficiar o raciocínio. Separe uma fruta, um iogurte de garrafinha e um mini sanduiche, coma durante o percurso e seja feliz!", finaliza a profissional.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Vitamina C, Vitamina A, Alimentos ricos em proteínas, Bebidas, Principais matérias

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