Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cacau in natura: por que consumi-lo no lugar do chocolate
Guia Culinário 02/05/2018

Cacau in natura: por que consumi-lo no lugar do chocolate

Maçã, morango, uva, pera, banana… São muitas as frutas que consumimos regularmente, ainda mais porque elas são facilmente encontradas em mercados e servem como lanches perfeitos. Mas e o que falar do cacau? Quem lembra das aulas de História do colégio sabe que o Brasil é um grande produtor dessa fruta, mas é bem incomum encontrar pessoas que a consumam in natura, acreditando que já estão aproveitando seus benefícios ao comer o chocolate. Mas será que isso é verdade?

Infusão com sementes do cacau faz o chocolate, a bebida dos deuses

Tudo bem que é difícil encontrar alguém que não goste de chocolate, mas não pense que seu consumo se iniciou com as fábricas. De acordo com uma lenda do antigo povo asteca, essa era uma bebida destinada aos deuses, até que um deles, chamado Quetzalcoatl, resolveu dá-la aos humanos e acaba sendo punido por entregar algo tão precioso aos mortais. Já dá para ter uma ideia da sua importância, certo? Nessa época ela era feita graças a uma infusão com sementes de cacau. Lembrando que hoje o chocolate em pó também é produzido a partir delas, mas em sua versão moída. Mas e quanto ao resto do alimento?

Consumo do cacau in natura é bom para o intestino

Assim como outras frutas, o consumo do cacau in natura é muito benéfico para o nosso corpo. Neste caso, uma de suas maiores vantagens é que ele possui propriedades tanto prebióticas quanto probióticas, o que significa que atua diretamente na nossa flora intestinal e evita problemas como a prisão de ventre e a diarreia. Lembrando que isso acaba com aquela sensação de inchaço no corpo, que é especialmente incômoda para quem está tentando emagrecer.

Cacau possui propriedades antioxidantes

O cacau também é rico em flavonoides, composto encontrado em plantas de uma forma geral e que possui propriedades antioxidantes. Mas o que isso significa? Simples: ele ajuda a combater o excesso de radicais livres no nosso organismo, que causa a oxidação das células e consequentemente aumenta os riscos de desenvolver um câncer. De uma forma geral, os agentes antioxidantes também deixam o sistema imunológico mais forte, o que reduz as chances de o corpo contrair alguma doença.

Outra vantagem dos flavonoides é que eles impedem que a gordura fique armazenada nas artérias. Além disso, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os do bom (HDL). Dessa forma, são excelentes aliados do coração, evitando diversos problemas cardíacos, como a hipertensão ou mesmo o infarto.

Fruta é indicada para quem quer emagrecer

Você provavelmente já ouviu aquela história de que chocolate com grande concentração de cacau é bom para quem faz dieta. A verdade é que a fruta controla a ansiedade, e por isso evita a compulsão por alimentos, um dos grandes inimigos de quem quer emagrecer. No final das contas ele é um doce que tira a vontade de comer doce. O único problema é que aqui no Brasil o chocolate possui, de uma forma geral, apenas 25% de cacau em sua fórmula, e portanto seus benefícios são pouco aproveitados. Quanto maior a concentração dessa fruta na receita melhor, e por isso chocolates 60%, 70% e até 80% cacau viraram os queridinhos de quem quer perder peso.

Na hora de fazer doces, utilize cacau em pó

Agora que você conhece todos os benefícios dessa fruta, que tal aproveitá-la para tirar um pouco do açúcar do seu cardápio? Para isso não é preciso deixar de comer doces, apenas substituí-los por versões mais saudáveis. O primeiro passo é deixar de lado achocolatados muito adocicados e dar preferência ao cacau em pó no preparo das receitas. Lembrando que em alguns casos ele também é considerados in natura, já que pode ter sido apenas triturado, sem passar pelo processamento. Achocolatados diet também são uma boa opção, pois possuem um teor de açúcar menor. Já o chocolate em barra deve ter a maior concentração de cacau possível, por mais que o sabor fique um pouco mais amargo. Em relação à polpa, ela pode ser usada para preparar geleias ou doces que utilizem uma fruta como ingrediente principal, como bolos e sorvetes.