Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Brócolis no combate ao câncer de boca! Veja como o vegetal ajuda a nossa saúde
Guia Culinário 28/10/2016

Brócolis no combate ao câncer de boca! Veja como o vegetal ajuda a nossa saúde

A cura pela alimentação. A cada dia, a ciência nutricional chega às novas conclusões sobre a importância fundamental dos alimentos para o tratamento de doenças. E, atualmente, a bola da vez é o brócolis. Esse simples, e algumas muitas vezes preterido, vegetal vem sendo associado à prevenção do câncer de boca, um dos que mais atingem pessoas no mundo. Veja como o consumo regular desse poderoso ingrediente atua na luta pela nossa saúde!

Fonte de propriedades anticancerígenas, a principal arma do brócolis contra o câncer de boca se chama “isotiocianato”, substância que ajuda a prevenir o desenvolvimento das células malígnas no organismo. As enzimas desse elemento ajudam a neutralizar os componentes da doença, antes que eles possam atingir e atuar no DNA. Segundo o estomatologista (profissional odontológico especializado em câncer de boca), Daniel Cohen, há comprovações científicas que mostram que o consumo de brócolis pode ser fundamental para a prevenção desse mal:

“A dieta é uma parte essencial da prevenção do câncer de boca, bem como do câncer de uma forma geral. A recomendação principal é de comer 5 ou mais porções variadas de frutas e vegetais por dia e evitar alimentos processados. Um estudo recente, muito interessante, mostrou que um extrato de brócolis foi extremamente eficiente na redução do surgimento de segundos tumores primários em cobaias que já tiveram um câncer de boca, por exemplo. Isto ocorre pelo fenômeno de cancerização de campo”, explica o profissional.

Outros grandes destaques do brócolis, são as substâncias mirosinase e sulforafano, que possuem composições anti-inflamatórias e anticancerígenas. Entretanto, cabe ressaltar que essas propriedades fiquem em evidência quando o vegetal é consumido em sua forma natural ou cozido a vapor, já que outras formas de preparo não preservam os benefícios encontrados em sua composição.

As melhores formas para o consumo do brócolis

Uma das melhores vantagens do brócolis é a sua versatilidade. O vegetal harmoniza perfeitamente combinado a outros alimentos. Arroz de brócolis, saladas acompanhando outras folhas e legumes ou levemente temperado com azeite e limão, são formas de utilizá-lo em prol da saúde. Confira, abaixo, algumas de nossas receitas em que o brócolis é um grande destaque em sabor e nutrientes!

Torta de brócolis com queijo branco e salmão defumado

Creme de brócolis orgânico com requeijão com fibras e ricota

Suflê de brócolis orgânico

Creme de brócolis com amêndoas

Brócolis orgânico de forno

Aproveitamento integral: Use as folhas e talos do brócolis!

Não é só as flores do brócolis que possuem nutrientes importantes para para o nosso bem-estar. O talo e as folhas, além de ótimos ingredientes para incluir nas receitas, também são fontes riquíssimas em ferro, cálcio, vitamina C, proteínas e betacaroteno que agem prevenindo doenças crônicas e fortalecendo o sistema imunológico. O consumo regular do vegetal, em sua forma integral, também está associado com a prevenção de diabetes e o controle do colesterol, já que as composições nutricionais ajudam a diminuir o LDL, chamado colesterol ruim e aumentar o HDL, o colesterol “bom”.

Sobre o câncer de boca

De acordo com definição do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são: ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) já são sinais do câncer em estágio avançado.

Prevenção: Além da alimentação, os cuidados com a higiene bucal (escovação regular dos dentes, uso de fio dental, etc) são fundamentais. Para pessoas acima dos 40 anos ou que tenham dentes fraturados, são fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas, é necessário realizar consulta odontológica de controle (pelo menos 1 vez por ano). Outra recomendação é, para prevenir o câncer de lábio, evitar a exposição excessiva ao sol sem proteção (use filtro solar e chapéu de aba longa).