Bolo de ricota com farinha de coco e geleia de goiaba

Informações

Preparo: 30 minutos + 30 minutos de forno

Dificuldade: fácil

Porções: 8 porções

Um bolo quentinho traz as melhores lembranças da infância, daquelas tradicionais receitas da vovó, não é mesmo? Bem, o tempo passou e, junto com ele, adaptações mais saudáveis para o nosso consumo equilibrado. Quer um bom exemplo? É a nossa sugestão da semana: o bolo de ricota com farinha de coco e geleia de goiaba, uma opção cheia de nutrientes para um lanche prático e funcional.

Nessa iguaria, a farinha de trigo é substituída pela farinha de coco, o açúcar refinado pelo demerara e o leite integral pelo leite de coco, dentre outras trocas saudáveis que tornam o bolo funcional, indicado para todos os tipos de dietas A receita também é livre de glúten, proteína encontrada em cereais, causando alergia em algumas pessoas, chamada de doença celíaca.

Já a ricota, feita a partir do soro do leite, é um alimento recomendado para quem deseja alcançar o emagrecimento saudável, pois possui baixos níveis de gorduras. Além disso, possui alta quantidade de proteínas, sendo indicado para compor um plano alimentar.

Ingredientes de coco tornam a receita mais saborosa e nutritiva

Já não é segredo para ninguém os benefícios dos alimentos de coco que, inclusive, estão cada vez mais presentes na alimentação saudável. E, para enfatizar ainda a funcionalidade desses ingredientes nas receitas, confira os benefícios de cada um deles:

- Farinha de coco: Fonte de fibras alimentares, esse ingrediente consegue ainda ser mais saudável que as farinhas integrais tradicionais, isso porque ela também garante a presença das vitaminas do complexo B e C e de minerais como ferro e selênio, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, previnem a anemia e fornece energia para o corpo.

- Óleo de coco: Além de ser um alimento versátil e tornar as receitas mais saudáveis, o óleo de coco é um ingrediente perfeito para ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares e mantendo o coração saudável. Outro destaque para o óleo de coco é ser um poderoso anti-bactericida, ajudando a combater as inflamações do corpo e fortalecendo o sistema imune.

- Leite de coco: Saboroso, o leite de coco combina e torna qualquer preparação mais nutritiva. Assim como a farinha, esse ingrediente também é fonte de energia, já que é rico em gorduras boas que são rapidamente absorvidas pelo organismo. Além disso, é possível encontrar bons níveis de vitamina C, essencial para prevenir gripes e resfriados.

Toque final: a geleia de goiaba traz um sabor especial

Para fechar com chave de ouro, a geleia de goiaba traz o sabor excêntrico da fruta e garante minerais como o potássio, que melhora a saúde do coração, controlando a pressão arterial e reduzindo os níveis de colesterol no sangue.

Quer mais uma vantagem para preparar o bolo de ricota com farinha de coco e geleia de goiaba? Toda essa preparação gasta apenas 30 minutinhos, mais o precioso tempo de forno. Separe os ingredientes, acompanhe o modo de preparo e se delicie com esse bolo funcional.

Modo de Preparo:

1 - Separe as claras das gemas e bata em ponto de claras em neve.

2 - Na batedeira, bata as gemas com o açúcar e o óleo de coco.

3 - Adicione a farinha de coco intercalando com o leite de coco light.

4 - Acrescente a ricota passada pela peneira e bata em velocidade mínima para incorporar.

5 - Retire da batedeira e misture as claras em neve e por último o fermento.

6 - Coloque em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga.

7 - Asse no forno pré aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar.

8 - Espere amornar, desenforme e sirva com a geleia de goiaba zero.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 269Kcal 13
Carboidrato 19g 6
Proteína 18g 24
Gorduras totais 13g 24
Gorduras saturadas 6,5g 30
Sódio 255mg 11
Colesterol 101g 34
Fibra alimentar 0,6g 2
Vitamina A 46mcg 8
Vitamina D 0,3mcg 6
Vitamina C 0mg 0
Cálcio 57mg 6
Ferro 2mg 14

Ver mais: Receitas, Bolo, Alimentos sem glúten, Alimentos ricos em proteínas, Lanches

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