Bolo de banana

Fácil
50 minutos
10 porções
Bolo de banana

A receita de hoje é inspirada em comida afetiva, aquela que só de lembrar já nos faz entrar em uma atmosfera cheia de sabores e perfumes que dão verdadeiro conforto ao coração! Quando pensamos em comfort food é inevitável remetermos aos doces com bastante açúcar e carboidratos, mas não é o caso desse bolo de banana. Ele tem uma fórmula funcional que traz inúmeros benefícios para a saúde e ainda ajuda a otimizar e manter a dieta!

O principal ingrediente desse "doce do bem" é a banana, fruta que é rica em vitaminas A, B e C, ferro, cálcio, magnésio e potássio. Uma das principais vantagens dela é a riqueza em fibras dietéticas, o que ajuda a digestão e manutenção de um bom trânsito intestinal.

Para enriquecer a receita, no lugar da tradicional farinha de trigo branca, aqui vai uma combinação com três tipos de farinha diferentes: integral, de aveia e de quinua. A farinha integral adiciona fibras, vitaminas e proteínas à receita. Na de aveia encontramos a betaglucana, um tipo de fibra solúvel que ajuda a reduzir a absorção de gordura e regula a glicemia do sangue, o que garante um bom nível de energia o dia todo. A quinua agrega ômega-3 e 6 e triptofano, substância que age no metabolismo da serotonina dá uma levantada no astral!

No lugar do açúcar comum, aqui é usado o extraído do coco. Ele possui a mesma quantidade de calorias do que o refinado, mas seu índice glicêmico é mais baixo, o que dimiui as chances de acumular aquelas gordurinhas indesejáveis. Substituindo a manteiga comum ou óleo, entra o óleo de coco. Ele é capaz de atrasar o esvaziamento do estômago, diminuindo a fome, e ainda atua como termogênico, acelerando nosso metabolismo e queimando gorduras.

Para dar um toque a mais, coloca-se castanha do Pará. Ela adiciona gorduras boas a essa fórmula, os ácidos graxos, além das vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio. O nutriente que se destaca, porém, é o selênio, um poderoso antioxidante que mantém a jovialidade das células por mais tempo.

Ver tantos benefícios em uma receita tão gostosa é realmente tentador! Para aproveitar tudo isso e se deliciar com um bolo quentinho, siga a receita abaixo:

Modo de preparo:

Amasse bem as bananas e reserve. Em uma tigela, misture as farinhas, o açúcar de coco e o bicarbonato. Abra um buraco, coloque os ovos e o óleo de coco. Misture bem as bananas e coloque em uma forma de bolo inglês, levemente untada com óleo. Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse por 30 minutos aproximadamente ou até que espetando um palito saia seco. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 162kcal ou 682Kj 8%
Carboidrato 17g 6%
Proteína 3,5g 5%
Gorduras totais 9g 16%
Gorduras saturadas 1,2g 5%
Gorduras trans 0 0%
Sódio 58mg 2%
Colesterol 57mg 19%
Fibra alimentar 1,5g 6%
Vitamina A 28mcg 5%
Vitamina D 0,2mcg 4%
Vitamina C 2,7mcg 6%
Cálcio 24mg 2%
Ferro 0,7mg 5%
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