Bolinho de batata com quinua

Quer uma ótima opção para uma deliciosa entrada para o seu almoço de final de semana? Essa receita de bolinho de batata com quinua é de apetecer qualquer paladar. Muito simples de fazer, o prato possui uma combinação alimentar muito grande, acompanha muito bem as mais variadas refeições, harmoniza com bebidas e, acima de tudo, é preparado de maneira saudável e com ingredientes extremamente nutritivos! Veja!

Alimento em alta na safra de fevereiro, a batata é sempre uma alternativa interessante para composições gastronômicas. Muito saboroso, esse tubérculo é rica fonte de carboidratos e amido, fornecendo cerca de 80 calorias por 100 gramas de consumo. A batata também é sinônimo de potássio e alguns outros sais minerais como cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco.

Dentre seus principais benefícios à saúde, a batata, consumida moderadamente, também é uma grande aliada ao bm funcionamento do coração. Ela é rica em carotenóides nomeadamente Luteína e Zeaxantina que ajudam na redução do colesterol. A presença de vitamina B6 auxilia no controle de homocisteína, um agente inflamatório e é responsável por causar doenças das artérias coronárias.

Simples, leve, saudável, poderosa e, claro, deliciosa! Adjetivos não faltam para você entrar na cozinha e começar a fazer essa receita em sua casa. Leia atentamente, abaixo, o modo de preparo e os ingredientes necessários, e saboreie o que de mais gostoso tem a gastronomia saudável!

Modo de preparo:


Cozinhe as batatas na água com sal até ficarem bem macias. Ainda quente, escorra e passe no espremedor duas vezes. Cozinhe a quinua, de acordo com as instruções da embalagem. Em seguida, misture a batata, a quinua, o sal, a pimenta e a salsa. Modele 4 bolas e achate-as. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um pouco de azeite extravirgem e doure dos dois lados.


Tempere os legumes com o limão, sal e pimenta e grelhe com um pouco de azeite. Misture o iogurte, a ricota e tempere com a páprica, sal e um fio de azeite. Sirva a batata com quinua com os legumes e o molho de iogurte.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 172 Kcal 9
Carboidrato 31 g 10
Proteína 6 g 8
Gorduras totais 2,6 g 5
Gorduras saturadas 1 g 5
Sódio 24 mg 1
Colesterol 5 mg 2
Fibra alimentar 3 g 12
Vitamina A 32 mcg 5
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 7,4 mg 16
Cálcio 98 mg 10
Ferro 2 g 14

Ver mais: Receitas, Alimentos sem glúten, Sem colesterol, Vitamina C, Alimentos ricos em cálcio, Grãos, Legumes, Vitaminas, Carboidratos

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