Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Biscoito de arroz e tapioca: Lanches práticos para qualquer hora do seu dia
Guia Culinário 27/07/2017

Biscoito de arroz e tapioca: Lanches práticos para qualquer hora do seu dia

Lanchinhos saudáveis, práticos e saborosos… Você já ouviu falar nos biscoitos de tapioca e arroz? Esses dois ingredientes, tão conhecidos por trazerem benefícios para a nossa saúde, deixando a nossa alimentação mais equilibrada e nutritiva, agora fazem parte das deliciosas opções de cookies integrais, sempre prontinhos para aquela hora que fome aperta durante o trabalho, em casa ou, até mesmo, na rua.

Seja para um café da manhã mais leve ou um lanche da tarde prático, a tapioca e o arroz podem se tornar um petisco perfeito para substituir outros ingredientes mais calóricos. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, esses alimentos substituem perfeitamente os biscoitos industrializados que não contribuem com a dieta:

“Os biscoitos industrializados acabam levando muitos ingredientes prejudiciais à saúde como corantes, aromatizantes, glutamato monossódico, conservantes e excesso de sódio. Por isso, sai mais em conta e existem várias maneiras de preparar seu biscoito de tapioca e arroz de forma saudável e nutritiva”, explica a profissional.

Biscoito de tapioca: Mais saciedade com menos gorduras

A queridinha das dietas tem o seu lugar marcado em um plano alimentar equilibrado. Livre de glúten, a tapioca é perfeita para pessoas celíacas, intolerantes à substância, além de ser um alimento natural, sem gordura e com baixo teor de sódio. Os biscoitinhos de tapioca também podem favorecer um emagrecimento saudável, pois é absorvida mais lentamente pelo organismo, trazendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Biscoitos de arroz: Dê preferência pela versão integral para o preparo

Para que essa substituição seja saudável e benéfica para o seu organismo, na hora do preparo dos biscoitinhos de arroz, opte pela versão integral, uma vez que ela preserva dos nutrientes do cereal. Sendo assim, você vai incluir uma boa quantidade de fibras alimentares ao seu lanches, estas que proporcionam saciedade, ajudam a tornar o sistema cardiovascular mais saudável e favorecem o intestino.

Receitas saudáveis para os biscoitos de tapioca e arroz

A nutricionista Carolina Xavier separou duas receitas super práticas e fáceis de preparar para você incluir os biscoitos no seu dia a dia. Confira e veja que não são necessários os mais complexos dotes culinários para desfrutar de um lanche saudável.

1 – Biscoito de goma de tapioca

Ingredientes:

– 500g de goma de tapioca

– 200g de farinha de arroz integral

– 250g de açúcar de coco

– 5 colheres de sopa de óleo de coco

– 2 ovos

Modo de preparo: Misture a goma de tapioca, a farinha de arroz integral, o açúcar de coco e o sal. Acrescente o óleo de coco e misture até que forme uma farofa. Adicione os ovos e amasse bem. Deixe a massa descansar durante alguns minutos. Faça os biscoitos no formato que quiser e leve ao forno até que comecem a ficar dourados.

2 – Receita de biscoito de arroz integral com linhaça

Ingredientes:

– 1 1/2 xícaras de água

– ½ xícara de arroz integral

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de sopa de linhaça

Modo de preparo: Em uma panela misture a água, sal e arroz e leve para aquecer em fogo alto. Diminua o fogo e deixe ferver lentamente. Deixe por uns 45 minutos ou até estar bem cozido e desmanchando. Espere esfriar, misture a linhaça, coloque o arroz sobre um papel vegetal em uma assadeira espalhando de modo uniforme. Leve ao forno preaquecido a 160Cº. Asse por cerca de 45 minutos ou até ficar crocante. Depois deixe esfriar na assadeira por um minuto e, por fim, quebre em pedaços.

Variedade no supermercado – Para quem gosta de praticidade, nas prateleiras dos mercados é possível encontrar versões de biscoitos de arroz e tapioca: “Eles podem ser enriquecidos com fibras como linhaça, gergelim, chia no qual vão conferir saciedade, nutrientes e mais sabor”, finaliza a profissional

Produtos relacionados