Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios do rabanete: Descubra os poderes nutricionais dessa raiz para a saúde
Guia Culinário 26/07/2016

Benefícios do rabanete: Descubra os poderes nutricionais dessa raiz para a saúde

Que tal incluir rabanetes no cardápio de sua alimentação saudável? Altamente nutritivo, essa raiz tem um sabor levemente picante que ajuda a realçar o paladar dos pratos em que é servido. Conhecido por seus benefícios medicinais, o consumo do vegetal pode potencializar a sua saúde, impedindo que alergias e infecções façam parte do seu dia a dia. Confira mais vantagens de incluir esse ingrediente na sua rotina!

Os rabanetes são excelentes fontes de nutrientes, tais como antioxidantes, que beneficiam o sistema imune, impedindo a ação dos radicais livres no organismo; fibras alimentares, que auxiliam o nosso sistema digestivo, além de vitamina C, potássio e fósforo, que ajudam no controle da pressão arterial e a saúde cardiovascular. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, o rabanete pode ser facilmente acrescido à sua alimentação:

“Pode ser adicionado em saladas, sucos ou, até mesmo, serve com uma lanchinho quase nada calórico para a sua tarde”, destaca a nutricionista.

Quais são os benefícios do rabanete para o nosso organismo?

Fonte de poucas calorias: Por ser pouco calórico, o rabanete é um ótimo vegetal para acrescentar nas dietas, além de ser rico em diversos nutrientes a raiz tende a auxiliar na perda de peso.

– Rico em fibras: Promove a sensação de saciedade, também colaborando com a perda de peso em uma dieta equilibrada. A raiz possui um baixo índice glicêmico que também ajuda a controlar a glicose no sangue.

– Diurético natural: Segundo a Dra. Paola, o vegetal possui efeito diurético, ajudando assim no tratamento de doenças urinárias. “Também alivia a inflamação e a sensação de queimação na hora de urinar”, explica a profissional.

– Faz bem ao intestino: Fonte de fibras alimentares, o consumo do rabanete pode auxiliar na prevenção da prisão de ventre ou retenção de líquidos.

– Sistema respiratório: Faz bem ao sistema respiratório, colaborando para eliminação do excesso de muco. O rabanete age na congestão e reduz problemas como irritação no nariz, nos pulmões desencadeados por alergias respiratórias ou resfriados.

– Diminui a pressão arterial: Rico em potássio, mineral que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o consumo de rabanete ajuda na circulação sanguínea e beneficia a pressão arterial. O potássio encontrado no alimento também é responsável por regular o metabolismo.

– Hidrata: O vegetal está na lista dos alimentos que possuem um alto teor de água, mantendo a hidratação da pele e combatendo a desidratação. Além disso, ajuda a desinchar o corpo e a regular a pressão.

Fonte de cálcio: Esse mineral é importante para a manutenção e o fortalecimento dos ossos, dentes e músculos. O cálcio também ajuda a regular os batimentos cardíacos, beneficiando a saúde cardiovascular.

Rabanete no combate ao câncer

Por sua capacidade antioxidante, o rabanete tem ação anticancerígena no organismo. Segundo estudos, a substância “isotiocianato”, encontrada em grande quantidade no vegetal, tem ação eficaz contra as células cancerígenas. Além disso, os rabanetes são boas fontes de fibras que ajudam a combater o câncer de cólon, por exemplo.

Produtos relacionados