Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios da vitamina E: 6 alimentos que protegem o seu organismo
Guia Culinário 03/08/2015

Benefícios da vitamina E: 6 alimentos que protegem o seu organismo

Menos destacada do que a maioria dos complexos vitamínicos, a vitamina E, contudo, é um nutriente essencial para a nossa qualidade de vida. Com a função principal de agir de forma antioxidante, a substância é uma grande aliada da saúde, sendo importante mecanismo de defesa interna do nosso organismo.

Vitamina E é o termo genérico empregado para designar oito compostos lipossolúveis naturais, ou seja, ela pertence ao grupo dos nutrientes solúveis em gordura, que protegem diretamente a vitamina A da possibilidade de oxidação. Diversos estudos em sistemas biológicos apontam os efeitos nocivos dos radicais livres, frequentemente associados ao desenvolvimento de doenças degenerativas, como câncer, Alzheimer, artrite e catarata. “Um indivíduo exposto à radiação, poluentes, herbicidas, pesticidas, etc, está sujeito à ação de uma quantidade adicional destes radicais. A vitamina E age inibindo a ação desses radicais livres”, destacou a nutricionista Sheila Basso, especialista em nutrição clínica pelo Grupo de Apoio de Nutrição Clínica (Ganep).

De acordo com a profissional, o mecanismo de absorção da vitamina E ainda não está totalmente claro, no entanto, aparentemente, todas as formas do complexo podem ser absorvidas pelas células do intestino, sem discriminação pela forma química. “O principal local de absorção é o intestino delgado e é dependente de uma função pancreática adequada, da secreção de bile e da formação de micelas; condições semelhantes às necessárias para a absorção de gorduras. Assim, qualquer dificuldade para tal atividade também terá influência na absorção da vitamina”, destacou.

Quais são as fontes de vitamina E?

Nos alimentos fontes de gordura boa, como óleos vegetais, a absorção e, consequentemente, a biodisponibilidade da vitamina é maior. Para uso terapêutico e/ou profilático, as formas solúveis em gordura são preferíveis às formas hidrossolúveis, isto considerando indivíduos adultos saudáveis e pacientes com absorção normal de gorduras. Veja abaixo algumas fontes importantes de vitamina E e seus benefícios:

– Gérmen de trigo: Altamente nutritivo, esse alimento oferece muita proteína para o organismo. É importante também para equilibrar os níveis de colesterol.

– Óleos vegetais: São inúmeros os benefícios dos óleos vegetais para a saúde, especialmente os de azeite de oliva extravirgem, canola e semente de linhaça. São ricos em Omega-3, Omega-6, Ômega 7 e Ômega 9, ácidos responsáveis na constituição e manutenção das membranas celulares, mantendo o equilíbrio e o bem-estar no dia a dia.

– Hortaliças de folhas verdes: Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é ingerir, diariamente, pelo menos três porções de hortaliças na alimentação. Elas são nutrientes importantes para proteger o organismo contra várias doenças, sem contar que são ricas em potássio, um mineral que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia.

– Gordura do leite: A gordura do leite contém ácidos graxos que são benéficos à saúde cardiovascular, ajudando a reduzir a formação de placas de gordura no sangue.

– Gema de ovo: A gema do ovo é uma grande aliada no equilíbrio da glândula tireoide. Os seus componentes também participam de diversas funções metabólicas do organismo. A sua deficiência, por exemplo, diminui o metabolismo.

– Nozes: Além de deliciosas as nozes possuem propriedades que ajudam no fortalecimento da defesa do corpo, formação de glóbulos vermelhos, cicatrização, fortalecimento dos ossos e dentes dentes, além do combate ao envelhecimento precoce das células.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).