Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 25/09/2018

Benefícios da pera: os motivos para consumir a fruta com frequência

A pera é uma das frutas que mais entrega nutrientes importantes para o organismo. Por isso, quem deseja seguir uma alimentação saudável, não pode deixar de adicioná-la no cardápio – seja no café da manhã, no lanche da tarde ou no espaço entre uma refeição e outra.

Para você ter uma ideia dos seus benefícios, além de contar com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias a fruta também se destaca por ser rica em fibras, vitaminas e sais minerais – como magnésio, cálcio, ferro e potássio, por exemplo. Assim, a melhora na saúde do coração, o fortalecimento dos ossos e até o combate à diabetes estão entre as suas maiores vantagens. Veja a lista que nós elaboramos para saber mais detalhes!

Faz bem para a saúde do coração e combate a diabetes

A pera faz parte da lista de alimentos indicados para quem lida com a diabetes. Isso ocorre porque ela é rica em fibras – substância que contribui para um baixo índice glicêmico por ajudar a liberar o açúcar de maneira gradual no sangue.

Além disso, por também controlar a taxa de colesterol, outra vantagem da fruta é a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. Mas, para que todos os seus nutrientes sejam realmente aproveitados, a dica é consumir com casca e tudo.

É boa para uma alimentação equilibrada por aumentar a sensação de saciedade

As fibras que fazem parte da composição da pera também podem ser aliadas de quem deseja manter uma alimentação equilibrada. O motivo? É que esse nutriente é um dos principais responsáveis pelo aumento da sensação de saciedade no organismo – propriedade que ajuda a evitar exageros na quantidade de comida e impedir as beliscadas entre uma refeição e outra. Outra vantagem que vem junto com esse nutriente da fruta é a melhora na digestão e o efeito diurético que ajuda a diminuir o inchaço do corpo.

Contribui para o fortalecimento dos ossos

A presença da vitamina K e dos minerais – fósforo, cálcio, manganês e cobre – fazem com que a pera também contribua para o fortalecimento dos ossos. Sendo assim, quem deseja se prevenir contra doenças ósseas, como artrite, artrose e osteoporose, deve incluir a fruta no cardápio para que o corpo não sofra com as consequências da deficiência desses nutrientes.

É rica em antioxidantes e tem ação anti-inflamatória

A casca da pera se destaca por ser rica em compostos que têm ação antioxidante e anti-inflamatória – como é o caso da vitamina C, dos flavonoides e da glutationa. Com isso, funciona como um remédio por combater inflamações de maneira natural e ainda é recomendada como alimento de prevenção contra o câncer por impedir a ação dos radicais livres.