Benefícios da berinjela para a saúde: Veja 8 motivos para consumir esse vegetal

Berinjela recheada, assada, refogada, em forma de lasanha e até como chips para petisco. Com tantas opções para consumo, você já parou para pensar quais são os benefícios desse vegetal tão versátil para nossa saúde? Descubra como a berinjela pode garantir o bem-estar do organismo e ainda proporcionar um emagrecimento saudável e equilibrado.

Saudável, suculenta e extremamente nutritiva, a berinjela é o tipo de ingrediente que vale a pena ter sempre na geladeira, afinal, ela pode compor os mais diversos pratos e facilitar a variedade no cardápio. Segundo a nutricionista Bianca Sermarini, além de ser um alimento saudável, o vegetal pode atuar na prevenção de alguns tipos de câncer e ainda garantir ótimos nutrientes para manter o corpo forte e equilibrado:

"A berinjela é rica em vitaminas do complexo B, tais como a B1, B3 e B6, substâncias responsáveis pela manutenção do sistema nervoso central, ajudando a prevenir o estresse oxidativo das células", analisa a profissional que destaca outros benefícios do alimento para nossa saúde. Confira!

Quais são os principais benefícios da berinjela para a nossa saúde?

1 - Fortalece os ossos: O vegetal é rico em minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio que atuam no organismo garantindo o bem-estar dos músculos, ossos e dentes. O potássio e o cálcio ainda previnem as cãibras musculares, melhorando o desenvolvimento das atividades físicas regulares.

2 - Faz com que o intestino funcione de forma saudável: Segundo Bianca, a berinjela também é rica em fibras alimentares, que garantem a saciedade e fazem com que o intestino exerça a função de maneira correta.

3 - Reduz os níveis de colesterol: Por ser rica em fibras alimentares, a berinjela também se torna uma aliada para diminuir os níveis de colesterol no sangue e deixando o coração mais saudável. Vale ressaltar que o vegetal também é livre de gorduras saturadas que são prejudiciais ao músculo cardíaco.

4 - Ajuda a controlar a glicemia: Com pouca quantidade de carboidratos e fonte de fibras alimentares, a berinjela se torna uma poderosa aliada para controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo e ajudando no tratamento de pessoas diabéticas.

5 - Atua na prevenção do câncer: Na composição da berinjela podemos encontrar a enzima tripsina, substância capaz de combater as células cancerígenas. Além disso, o vegetal contém agentes antioxidantes que diminui os riscos dos radicais livres e o desenvolvimento dessas células.

6 - Melhora o funcionamento do cérebro: Como destacou a nutricionista, a berinjela é rica nas vitaminas do complexo B que, por serem antioxidantes, também previnem as ações dos radicais livres. Além disso, essas vitaminas também ajudam a melhorar as capacidades de concentração e de memória do cérebro.

7 - Fortalece o sistema imunológico: O vegetal também é rico em vitamina C, nutriente responsável por deixar o nosso corpo livre de gripes, resfriados e alergias causadas pela mudança de tempo.

8 - Proporciona um bom humor: A vitamina B6, componente do complexo B, também está presente na berinjela e é a responsável por melhorar o humor, prevenir a depressão e ainda pode combater os sintomas da ansiedade.

Restrição de consumo: Tenha atenção ao preparo da berinjela

Com tantas opções saborosas para consumir, a nutricionista destaca que a versão frita, deve ser evitada: "Indivíduos que tem gastrite deve sempre evitar frituras e preparações muito temperadas, pois nessas condições o estômago sofre muitas irritações, agravando assim os sintomas e dificultando o tratamento da doença. A dica é prepará-la assada ou ensopada", finaliza Bianca Sermarini.

*Bianca Sermarini, CRN 06101147, é nutricionista especializada em Nutrição Funcional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Saiba mais sobre o seu trabalho em sua Fan Page no Facebook: www.facebook.com/biasermarini

Ver mais: Alimentação saudável, Complexo B, Sem colesterol, Receitas com pouca gordura

Últimas matérias