Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Bebida de arroz: por que vale a pena dar uma chance a esse substituto do leite?
Guia Culinário 17/09/2018

Bebida de arroz: por que vale a pena dar uma chance a esse substituto do leite?

Apesar do leite de origem animal ser o mais conhecido e o mais consumido entre os brasileiros, existem outras alternativas para substituir a bebida – como o feito à base de arroz, por exemplo, que é classificado como leite de origem vegetal. Vegetarianos e pessoas com intolerância à lactose estão entre os que mais apostam nessa versão, mas você sabia que ela também conta com benefícios para qualquer tipo de dieta?

Leite de arroz é rico em vitaminas do complexo B

Uma das maiores vantagens do leite de arroz – também chamado de bebida de arroz – é o fato de ele ser rico em vitaminas do complexo B. Compostas por 8 tipos, elas contam com vários benefícios para a saúde – como melhora do metabolismo e de problemas relacionados ao sistema nervoso.

Como nem todas as vitaminas são produzidas pelo organismo, é preciso investir em alimentos que contêm uma boa dose desses nutrientes, como é o caso do leite de arroz. Por isso, mesmo que você não siga uma dieta vegetariana e nem seja intolerante à lactose, já tem um motivo mais do que suficiente para adicionar essa bebida no seu cardápio! Em relação à melhora do sistema digestivo, ainda possui mais vantagens: além das vitaminas do complexo B, o leite de arroz também é livre de proteínas difíceis de serem digeridas, o que é ótimo para acelerar o metabolismo.

Bebida também é fonte de carboidratos

Além das vitaminas do complexo B, o leite de arroz também é rico em carboidrato – nutriente importante para manter a energia do corpo em dia. Mas, para que a gordura corporal não aumente pelo excesso da substância no organismo e em caso de diabetes, a dica é consumir a bebida com cautela!

Uma boa alternativa é usá-la para substituir outro alimento rico em carboidrato, como feijão, brócolis e beterraba, por exemplo. Outra opção é intercalar seu consumo com outros tipos de leite, como o de soja, de amêndoas ou até mesmo os de origem animal.

Leite de arroz ajuda na produção de serotonina

Outro benefício da bebida à base de arroz é o fato de ela contribuir para a sensação de bem-estar. Isso ocorre porque possui o aminoácido triptofano em sua composição, que é responsável pela formação de serotonina no nosso organismo – o chamado “hormônio da alegria”.

Associado aos benefícios das vitaminas do complexo B, o leite funciona como um aliado perfeito para quem também aposta na alimentação para tratar problemas emocionais, como ansiedade e depressão

Faz bem para o coração por ser livre de gorduras saturadas

Por mais que desempenhe algumas importantes funções no organismo – como armazenamento de vitaminas e produção de hormônios sexuais -, a gordura saturada deve ser consumida com muita cautela por aumentar as chances de problemas no coração. Isso ocorre porque ela é capaz de subir os níveis do colesterol ruim, o que está diretamente relacionado a problemas cardiovasculares. Por não ter nenhum componente de origem animal, o leite de arroz tem como benefício ser totalmente livre dessa substância. A saúde do coração agradece!