Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 16/11/2017

Beber e comer ao mesmo tempo faz bem ou mal? Saiba como equilibrar esse hábito

Logo após o pedido de comida em um restaurante a pergunta do garçom sempre é: “E para beber?”. Há quem não consiga comer sem um copo de suco, água ou até refrigerante por perto para “ajudar” na digestão. Mas, será que isso faz bem para a saúde? Descubra essa relação, e o que nós podemos fazer para equilibrar a ingestão de líquidos em nossas refeições do dia a dia.

Seja no café da manhã, com o tradicional café com pão, ou em lanches, almoços e jantares, a bebida acaba sendo uma companhia habitual às refeições. Porém, a nutricionista Sheila Basso explica que essa união pode não ser tão saudável, já que a alta ingestão de líquido durante a refeição pode prejudicar a digestão e até diminuir a absorção de nutrientes do organismo (biodisponibilidade).

“A digestão é um processo tanto químico, quanto físico, e se dá início na boca, quando os alimentos são triturados pelos dentes e os carboidratos digeridos pela enzima amilase salivar. Quando ingerimos grande quantidade de líquidos durante as refeições, essas enzimas podem acabar se diluindo ou, no caso dos refrigerantes, sucos ou bebidas ácidas, elas podem interferir no pH dessas moléculas e, consequentemente, dificultar a digestão”, explica a profissional.

Não consegue parar de beber durante as refeições? Faça escolhas saudáveis e modere a quantidade

Nada é proibido, a questão maior é fazer escolhas saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida. Por isso, a nutricionista destaca que, caso não consiga abrir mão da bebida, a ideia é diminuindo a quantidade, condicionando o organismo, até ingerir, no máximo, 200ml por refeição, sendo sempre após terminar de comer, cerca de 15 minutos depois:

“Prefira água ou suco de frutas natural, sem adoçar, pois as frutas já possuem seu açúcar natural e, quando o ingerimos, ele tende a absorver os líquidos e, consequentemente, levar o indivíduo a sentir mais sede”, analisa Sheila Basso.

A profissional também indica evitar o uso de bebidas gaseificadas, como refrigerantes ou água com gás, por exemplo, pois estes interferem na digestão e são carregados de sódio e açúcares, causando o desconforto abdominal, gases e flatulências.

Alimentos industrializados dão mais sede. Use ingredientes naturais para amenizar a vontade de beber

Quanto mais natural for os alimentos ingeridos, maior será a quantidade de nutrientes na sua alimentação. E, para quem sente muita sede, pode começar a optar por ingredientes que não sejam tão secos, como sopas de legumes, carnes cozidas e cremes de milho, por exemplo, preparados em casa.

Já os produtos industrializados, na maioria da vezes, são carregados de conservantes, açúcares e sódio, substâncias responsáveis por fazer com que sintamos mais sede durante o consumo. Vale destacar também que, quando comemos e bebemos ao mesmo tempo, a nossa mastigação é mais falha e acabamos por engolir pedaços maiores, dificultando a digestão e também causando desconforto abdominal.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri