Beber durante as refeições: Entenda porque a prática não é recomendada!

<strong>Beber nas refeições:</strong> O excesso de líquido pode diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes para o corpo.
<strong>Beber nas refeições:</strong> O excesso de líquido pode diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes para o corpo.
<strong>Beber nas refeições:</strong> O excesso de líquido pode diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes para o corpo.
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Beber nas refeições: O excesso de líquido pode diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes para o corpo.
<strong>Beber nas refeições:</strong> O excesso de líquido pode diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes para o corpo.
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<strong>Beber nas refeições:</strong> O excesso de líquido pode diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes para o corpo.

Fazer ingestão de comida e bebida ao mesmo tempo nas refeições é certo ou errado? Muitos dizem que esse hábito faz mal ao organismo, e que é necessário uma reeducação alimentar, outros falam que não há problemas, que é mero "mito". Por isso, para promover o melhor entendimento e conscientização nutricional, procuramos duas especialistas no assunto para explicar o que essa união provoca à saúde e os melhores procedimentos para o bom funcionamento do corpo.

De acordo com a nutricionista Rossana Torales, especialista em nutrição esportiva, o ato de comer e beber ao mesmo tempo pode trazer problemas, principalmente ligados à digestão. Segundo a profissional, o ideal é separar o consumo dos dois alimentos de forma equilibrada. "O ideal é beber 30 minutos antes de comer ou 1 hora após uma refeição, pois a maior preocupação é a digestão, a absorção correta de nutrientes, que pode gerar problemas estomacais, como gases e flatulências", disse Rossana, explicando como os líquidos interferem nesse processo.

"Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas. O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes importantes", destacou.


Saciedade do organismo nas refeições

Para a nutricionista Caroline Codonho, especialista em nutrição funcional, o uso de líquidos ao mesmo tempo das refeições também interfere no controle da fome. "Na verdade, beber durante as refeições atrapalha o mecanismo de saciedade. Consumindo os líquidos durante esse processo, você causa uma distensão da parede estomacal, que é flexível, e com isso dá uma falsa impressão ao cérebro de que o estômago está vazio e que cabe mais comida". Ela admite que a ingestão mútua de comida e bebida é um hábito cultural das pessoas, por isso aconselha uma mudança gradativa nesse costume.

"É mais um hábito social, do que propriamente necessidade, que temos de comer acompanhando a refeição com o líquido. Há até algumas pessoas que têm salivação reduzida, por isso tem mais dificuldade de comer sem ingerir líquido, mas, se for consumir, no máximo 1/2 copo durante a refeição, com o tempo, todo mundo consegue tirar a bebida em definitivo ou deixar apenas para ocasiões especiais ou nos finais de semana. Além disso, devemos sempre lembrar também de outros hábitos importantes que auxiliam no processo de digestão como a mastigação lenta, que quase não fazemos", enfatizou a profissional, ponderando a melhor hora para a ingestão das bebidas.

"Sempre brinco com os meus pacientes que o suco deve servir como uma sobremesa. O ideal é consumir as bebidas ao final das refeições, de preferência aguardando alguns minutos", finalizou.

Dê preferência aos sucos de frutas cítricas

Seja antes ou depois das refeições, a melhor opção de bebida para sua alimentação são os sucos naturais. Os feitos à base de frutas cítricas, por exemplo, além de hidratarem com muito sabor, ajudam à absorção de muitos mineiras essenciais ao nosso corpo e que normalmente são perdidos por processos do organismo, como a urina e o suor. Veja os benefícios de alguns desses sucos:

Suco de Laranja –Rica em vitamina C, a fruta também é uma fonte natural de citrato, um mineral que evita a formação de pedras nos rins. Além disso, o alimento possui grande concentração de hesperdina, um flavonoide fortalece a saúde do coração.

Suco de Tangerina – Com nutrientes bem parecidos ao da laranja, a tangerina ou mexerica, foi motivo de recentes descobertas científicas que revelaram a ação de um poderoso agente antioxidante em sua composição, chamado nobiletina. Essa substância controla os níveis de colesterol no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares e cerebrais.

Suco de limão – As populares e deliciosas limonadas possuem poderes "detox" e "alcalinos", para a limpeza do organismo. Além disso, essa fruta ácida possui uma substância conhecida como d-limoneno, que ajudar a relaxar e ainda pode combater algumas células cancerígenas.

Suco de abacaxi –
Com grande concentração de água e fibras alimentares, essa bebida é uma fonte poderosa de vitaminas e minerais que fazem o nosso intestino funcionar melhor, melhorando a digestão. Uma curiosidade é que até a casca do abacaxi, áspera e dura, pode ser utilizada para completar os sucos. Ela ajuda, por exemplo, a limpar toxinas do sangue e combater processos inflamatórios.

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