Batatas: Quais são as preparações mais saudáveis para consumi-las no dia a dia?

Se tem um alimento que é extremamente eclético e combina com grande maioria das receitas é a batata! Fonte de energia e de nutrientes importantes para o nosso corpo, esse vegetal possui diversas formas de consumo, onde umas são mais benéficas do que outras para a nossa saúde. Em seus diferentes tipos e preparações, esse alimento pode e deve fazer parte integral da nossa rotina alimentar.

Dentre seus benefícios principais, a batata é rica em fibras alimentares, proteínas e vitaminas dos complexos B, C, E e K. Isso tudo a torna um antioxidante natural para o organismo, protegendo o corpo das ações dos radicais livres, que causam doenças. Sua composição também é fonte de bons sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio, que auxiliam na redução da pressão arterial, da inflamação dos intestinos e do sistema digestivo. Segundo a nutricionista Mariane Valpassos, as melhores maneiras de consumir batatas são juntas às proteínas, saladas e sopas:

"A batata é um alimento muito versátil! Existem diversos tipos como batata inglesa, doce, baroa, yacon e outras. As melhores formas de consumo são cozidas, assadas e no vapor", destaca a nutricionista.

Vejas os benefícios dos preparos das batatas para a saúde

Cozidas: Para não perder os nutrientes do alimento durante o cozimento, é aconselhado que a batata seja cozida inteira, cobrindo-a por completo com a água. Pode ser usada para saladas ou para preparar um delicioso purê.

Assadas: É uma das formas mais saudáveis de preparar o alimentos, desde que você utilize pouco óleo. Recomenda-se também não retirar a casca. É ideal para acompanhar as proteínas.

A vapor: Cozer a vapor é uma boa alternativa para preservar os nutrientes e o sabor mais natural do alimento. É uma forma de sofrer menos alterações, isso acontece porque eles não ganham e nem perdem água durante o cozimento.

Tipos de batatas e seus benefícios

Inglesa: São ricas em vitaminas do complexo B, em ferro e cálcio, também possuem uma boa quantidade de fósforo e amido. A batata inglesa possui um alto índice glicêmico, logo, é aconselhável consumi-las preparadas no vapor ou assadas.

Doce: Conhecida por seu baixo índice glicêmico, a batata doce é a queridinha das dietas, por trazer muitos benefícios para o nosso corpo. É rica em ferro, potássio, fibras, vitaminas A, C e E, auxilia no controle do colesterol e do diabetes, ajuda na quima de gordura e favorece o ganho muscular.

Baroa: Também é chamada de batata salsa ou mandioquinha, esse vegetal é é uma excelente fonte de antioxidantes e fibras solúveis. De fácil digestão e energética, a batata é composta por vitaminas do complexo B e tem função anti-inflamatória e antifúngica. Geralmente é indicada para pessoas que estão com o organismo enfraquecido.

Yacon: Com um sabor adocicado e textura macia, a batata yacon é uma aliada dos portadores de diabetes. Além disso, ajuda o intestino, aumenta a imunidade do organismo e fortalece os músculos do corpo.

Batata ajuda a aliviar o estresse do dia a dia

Por ser rica em vitamina B6, a batata ajuda a manter o sistema nervoso saudável, beneficiando o nosso humor também. O vegetal produz um ácido chamado gama-aminobutírico, ou GABA, como é conhecido. Essa substância é responsável por ajudar a reduzir o estresse e relaxar o cérebro, auxiliando não só no humor mas também a ter boas noites de sono.

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