Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Batata-doce roxa é boa para que? Saiba por que consumi-la
Guia Culinário 30/05/2018

Batata-doce roxa é boa para que? Saiba por que consumi-la

Comer frango com batata-doce praticamente se tornou um clichê no prato de quem vai à academia regularmente. Só que muitas vezes a espécie utilizada no preparo da refeição é a branca, que embora seja muito benéfica fica um pouco atrás quando comparada com a roxa. Aliás, nem é preciso gostar de se exercitar para acrescentar essa raiz no prato, já que motivos não faltam para consumir a batata-doce roxa.

Batata-doce roxa é antioxidante

O primeiro fator que diferencia a batata-doce roxa da branca é a a sua coloração. Mas não pense que isso não faz diferença! Essa cor arroxeada se deve à grande quantidade de um pigmento vegetal chamado antocianina, e seu maior benefício é ser um poderoso antioxidante. Isso significa que combate os tão temidos radicais livres, que nada mais são do que moléculas produzidas pelo nosso próprio corpo. A grande questão é que, quando eles estão presentes em grandes quantidades, podem gerar problemas graves para a saúde, já que oxidam a membrana celular.

As consequências são muitas, e podem variar desde o envelhecimento precoce até o surgimento de um câncer. Além disso, o fator antioxidante deixa o sistema imunológico mais forte, o que reduz as chances de o organismo sofrer com os sintomas de alguma doença. Enfim, de uma forma geral a antocianina previne não apenas doenças crônicas como também as cardiovasculares e as cerebrovasculares.

Alimento é rico em fibras

Outra vantagem da batata-doce roxa é que ela é rica em fibras alimentares, substâncias que são muito benéficas para o nosso corpo. Afinal, são elas que dão aquela sensação de saciedade, e por isso costumam estar no cardápio de quem está tentando emagrecer, já que evitam que a pessoa consuma mais do que precisa para o corpo ficar bem. Além disso, ajudam no processo de digestão, evitando tanto a prisão de ventre quanto a diarreia, e acabando com o inchaço estomacal. Por fim, permitem a absorção de nutrientes, o que é essencial para o bom funcionamento do corpo.

Se isso nenhum desses motivos pareceu suficiente para você, saiba que uma alimentação pobre em fibras pode acarretar em diversos problemas de saúde. Afinal, a absorção de vitaminas e minerais será prejudicada. Além da constipação, a falta de fibras pode gerar também diverticulite e câncer de cólon. Lembrando que essas substâncias estão presentes em diversos alimentos, mas o ideal é ter uma dieta balanceada rica em nutrientes, o que pode ser feito através da dieta cromática.

É fonte de vitaminas e minerais

A batata-doce roxa também possui boas quantidades de ferro, potássio e magnésio. Cada um desses minerais traz consigo um benefício diferente, e por isso essa combinação em apenas um alimento é tão boa. O ferro, por exemplo, além de evitar a anemia também aumenta o metabolismo do corpo, e por isso é muito indicado a pessoas que praticam exercícios físicos. Já o potássio atua na contração muscular e na transmissão nervosa, auxiliando também o bom desempenho atlético. Por fim, o magnésio protege contra doenças cardiovasculares e previne as pedras nos rins e na vesícula. Já entendeu por que a batata-doce roxa é tão indicada para quem gosta de academia, né?

E embora tenha as mesmas vitaminas presentes na batata-doce branca, a roxa possui uma quantidade maior das A, C e E. A vitamina A é boa para a visão, além de tornar pele e cabelo mais bonitos. Já a C, além de deixar o corpo mais resiste a gripes e resfriados, ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Por fim, a E possui forte fator antioxidante.

Regula a pressão sanguínea

A batata-doce roxa é rica em ácido clorogênico, que é um componente que previne a formação de coágulos de sangue e ajuda a regular a pressão sanguínea. Aliás, de uma forma geral ela reduz os níveis de pressão, e por isso é mais indicada para hipertensos. Lembrando que a raiz pode ser preparada de diversas formas, como frita, assada ou na forma de um purê. Isso permite que ela seja um ingrediente versátil que pode ser acrescentado na dieta diária de qualquer um, já que também não possui glúten ou lactose, sendo indicado também para alérgicos e intolerantes.

Produtos relacionados