Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Barriga de tanquinho: Saiba como definir o abdômen com uma alimentação saudável!
Guia Culinário 26/10/2016

Barriga de tanquinho: Saiba como definir o abdômen com uma alimentação saudável!

Barriga de tanquinho, quem não sonha com ela? O verão está aí, batendo as portas do ano, e a procura pelas academias para deixar o corpo sarado aumenta consideravelmente. No entanto, o que pouca gente sabe, é que além dos habituais exercícios abdominais, seguir uma alimentação saudável é um dos fatores mais importantes para garantir a definição do abdômen de forma natural e sem a temida reversão metabólica, o denominado “efeito sanfona”.

Uma recente análise da ciência esportiva apontou que uma boa alimentação é responsável por 80% da tonificação do abdômen, tanto de homens como de mulheres, enquanto as atividades aeróbicas completam os 20% desse processo. Por isso, segundo a nutricionista Paola Lisboa, para conquistar os desejáveis “gominhos” na barriga, os exercícios físicos devem se completar às dietas durante todo o ano e não somente no período de verão:

“Alguns alimentos podem ser seus aliados nessa busca da barriga sarada. Mas, vale realçar que dieta não se faz só no verão, pois não existe dieta milagrosa e nenhum alimento tem eficácia sozinho, sem exercício físico e sem estar incluído em um plano alimentar adequado”, explica a profissional. Abaixo, ela nos apresenta algumas regras alimentares que contribuirão na definição da barriga.

6 maneiras para definir o abdômen através da alimentação

1 – Coma alimentos termogênicos: Eles são responsáveis por acelerarem o nosso metabolismo e favorecerem a perda de calorias durante a prática das atividades físicas. Dentre eles, podemos destacar o gengibre e a canela, que além de saborosas fontes de nutrientes, são facilmente acrescidos no nosso dia a dia.

2- Invista nos chás: Podem ser incluídos no café da manhã, no lanche ou até mesmo antes de dormir. Os chás colaboram com o processo digestivo, favorecem o funcionamento do intestino e ainda podem combater a retenção de líquido. A Dra. Paola indica os chás de hibiscos, cavalinha, verde, branco para auxiliarem na conquista da barriga tanquinho.

3 – Alimentos fontes de gorduras boas: Essas gorduras encontradas no abacate, óleo de coco, oleaginosas (castanha e nozes, por exemplo) e azeite de oliva colaboram para a redução de gorduras abdominais.

4 – Substitua os carboidratos simples por complexo: De uma maneira mais clara, é trocar a farinha branca por integral. Os alimentos integrais possuem uma quantidade maior de nutrientes tais como as vitaminas e minerais, que não encontramos na farinha branca. Além disso, são extremamente ricas em fibras, ajudando a proporcionar saciedade nas refeições, favorecendo o emagrecimento, e melhorando a saúde do intestino.

5 – Diminua a quantidade de carboidratos: A presença dos carboidratos numa alimentação saudável é essencial, mas invista em carboidratos saudáveis e de qualidade, que favorecerão a sua busca pela barriga sarada. Uma boa dica é trocar bolos, pães e doces por frutas e vegetais. Além de mais saudáveis, os alimentos naturais vão beneficiar o seu organismo de uma maneira geral, tanto no quesito saúde quanto na estética.

Não abandone as atividades físicas!

Não precisa ser uma grande atleta para ter uma barriga sarada, mas, a prática de algum esporte é essencial para conquistar o corpo desejado. Se esforce para praticar pelo menos 30 minutos por dia. Outra recomendação fundamental é buscar a orientação profissional de um nutricionista, para elaborar uma planilha alimentar de acordo com suas necessidades físicas.