Barriga de tanquinho: Saiba como definir o abdômen com uma alimentação saudável!

Barriga de tanquinho, quem não sonha com ela? O verão está aí, batendo as portas do ano, e a procura pelas academias para deixar o corpo sarado aumenta consideravelmente. No entanto, o que pouca gente sabe, é que além dos habituais exercícios abdominais, seguir uma alimentação saudável é um dos fatores mais importantes para garantir a definição do abdômen de forma natural e sem a temida reversão metabólica, o denominado "efeito sanfona".

Uma recente análise da ciência esportiva apontou que uma boa alimentação é responsável por 80% da tonificação do abdômen, tanto de homens como de mulheres, enquanto as atividades aeróbicas completam os 20% desse processo. Por isso, segundo a nutricionista Paola Lisboa, para conquistar os desejáveis "gominhos" na barriga, os exercícios físicos devem se completar às dietas durante todo o ano e não somente no período de verão:

"Alguns alimentos podem ser seus aliados nessa busca da barriga sarada. Mas, vale realçar que dieta não se faz só no verão, pois não existe dieta milagrosa e nenhum alimento tem eficácia sozinho, sem exercício físico e sem estar incluído em um plano alimentar adequado", explica a profissional. Abaixo, ela nos apresenta algumas regras alimentares que contribuirão na definição da barriga.

6 maneiras para definir o abdômen através da alimentação

1 - Coma alimentos termogênicos: Eles são responsáveis por acelerarem o nosso metabolismo e favorecerem a perda de calorias durante a prática das atividades físicas. Dentre eles, podemos destacar o gengibre e a canela, que além de saborosas fontes de nutrientes, são facilmente acrescidos no nosso dia a dia.

2- Invista nos chás: Podem ser incluídos no café da manhã, no lanche ou até mesmo antes de dormir. Os chás colaboram com o processo digestivo, favorecem o funcionamento do intestino e ainda podem combater a retenção de líquido. A Dra. Paola indica os chás de hibiscus, cavalinha, verde, branco para auxiliarem na conquista da barriga tanquinho.

3 - Alimentos fontes de gorduras boas: Essas gorduras encontradas no abacate, óleo de coco, oleaginosas (castanha e nozes, por exemplo) e azeite de oliva colaboram para a redução de gorduras abdominais.

4 - Substitua os carboidratos simples por complexo: De uma maneira mais clara, é trocar a farinha branca por integral. Os alimentos integrais possuem uma quantidade maior de nutrientes tais como as vitaminas e minerais, que não encontramos na farinha branca. Além disso, são extremamente ricas em fibras, ajudando a proporcionar saciedade nas refeições, favorecendo o emagrecimento, e melhorando a saúde do intestino.

5 - Diminua a quantidade de carboidratos: A presença dos carboidratos numa alimentação saudável é essencial, mas invista em carboidratos saudáveis e de qualidade, que favorecerão a sua busca pela barriga sarada. Uma boa dica é trocar bolos, pães e doces por frutas e vegetais. Além de mais saudáveis, os alimentos naturais vão beneficiar o seu organismo de uma maneira geral, tanto no quesito saúde quanto na estética.

Não abandone as atividades físicas!

Não precisa ser uma grande atleta para ter uma barriga sarada, mas, a prática de algum esporte é essencial para conquistar o corpo desejado. Se esforce para praticar pelo menos 30 minutos por dia. Outra recomendação fundamental é buscar a orientação profissional de um nutricionista, para elaborar uma planilha alimentar de acordo com suas necessidades físicas.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

Ver mais: Alimentação saudável, Bebidas, Alimentos ricos em fibras, Vitamina A, Vitamina C, Receitas com pouca gordura, Receitas light em calorias, Principais matérias, Alimentos orgânicos, Exercícios, Vitaminas, Café da manhã, Lanches, Carboidratos

Últimas matérias