Baked potato de batata doce

Tradicional prato da culinária mundial, o baked potato é aquela batata que vem deliciosamente recheada com os mais diversos ingredientes. Ótimo acompanhamente ou, até mesmo, para prato principal, ele é extremamente versátil gastronomicamente, tanto que, nessa receita, utilizaremos a batata doce, um dos alimentos mais poderosos à saúde e que deixa a iguaria ainda mais irresistível!

Fonte dos mais diversos nutrientes, a batata doce é considerada uma excelente fonte de compostos naturais e que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina. O betacaroteno atua na redução do risco de várias doenças crônicas, que vão de câncer a problemas na visão, como a catarata. Já a antocianina é um pigmento natural que fornece benefícios anti-inflamatórios para a pele, deixando-a mais bonita e jovial.

Para se ter noção, uma batata doce de tamanho médio contém mais do que a necessidade diária de ingestão de vitamina A de um adulto, quase um terço da vitamina C e cerca de 15% da recomendação diária de fibras e potássio necessárias ao organismo. Seus poderes são tão grandiosos que ela pode até proteger fumantes em virtude de sua vitamina A, visto que a nicotina cria deficiência desta vitamina.

Acompanhado com recheio de queijo branco, iogurte, limão, sal, pimentinha e azeite, esse baked potato vai ficar demais em seu almoço ou jantar! Veja atentamente, abaixo, o modo de preparo, os ingredientes e orientações necessárias, e faça hoje mesmo em sua casa. É muito simples de cozinhar!

Modo de preparo:

Coloque o iogurte em uma peneira forrada com papel toalha e deixe na geladeira por 2 horas no mínimo. Lave as batatas, embrulhe no papel alumínio e asse no forno pré-aquecido a 220ºC até que as batatas fiquem bem macias. Retire do papel alumínio, faça um corte na transversal das batatas. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Recheie com o queijo branco e por cima coloque algumas colheradas de iogurte, temperado com o limão, sal, pimenta e azeite. Salpique a cebolinha e sirva em seguida.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 250Kcal ou 1069Kj 13%
Carboidrato 44g 15%
Proteína 7g 9%
Gorduras totais 5g 9%
Gorduras saturadas 0,5g 2%
Sódio 28mg 1%
Colesterol 2,4mg 1%
Fibra alimentar 1,4g 6%
Vitamina A 437mcg 73%
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 5mg 11%
Cálcio 121mg 12%
Ferro 1,4mg 10%

Ver mais: Alimentos sem glúten, Alimentos ricos em proteínas, Sem colesterol, Vitamina A, Receitas

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