Autoconfiança: 5 benefícios imediatos de quem começa a acreditar em si mesmo

Eu quero, eu posso, eu consigo! A autoconfiança, sem os aspectos de soberba ou arrogância, é uma virtude de quem valoriza a vida e reconhece o seu próprio lugar no mundo. Mas, se para muitas pessoas esse sentimento parece ser algo natural, instrínseco e que faz parte da essência, para outras, impor-se no dia a dia é um processo bem difícil de se conquistar. Se você faz parte desse segundo grupo, calma... Há maneiras de se trabalhar gradativamente a personalidade, com pequenas mudanças de hábitos, postura e, claro, atitudes, que a curtíssimo prazo resultam vários efeitos positivos na rotina.

Ser autoconfiante ou autoeficaz, como também é conhecido, é aquela sensação de quem sabe o que quer e, principalmente, busca alcançar objetivos. São pessoas que apresentam clareza de ideias, dizem sempre a verdade, possuem segurança corporal e fisionomia sempre limpa, sem timidez. Geralmente elas atraem mais pessoas ao redor e demonstram aspectos de liderança em grupo. Segundo o psicólogo Igor Teo, embora existam momentos naturais de incertezas na vida, seguir convicções e acreditar no próprio potencial é fundamental para fortalecer a própria identidade:

"Não temos total certeza da nossa própria identidade, e mais, temos medo do que as outras pessoas podem pensar de nós. Autoconfiança é a capacidade de escolher um caminho, uma identidade, e seguir firme naquela decisão. Alguém autoconfiante reconhece e admite suas habilidades, e também suas falhas e limitações", explica, abaixo, o profissional que destaca os benefícios de ser autoconfiante. Veja!

5 motivos para buscarmos a autoconfiança

1º - Você é capaz de fazer aquilo que você gosta e lhe faz bem, mesmo quando os outros criticam ou não concordam com seu estilo de vida, o "lifestyle".

2º - Você aprende a conviver com os riscos das escolhas, e isto não se torna impedimento para iniciar um novo empreendimento, por exemplo.

3º - Você não tem medo de errar, mas entende que os erros fazem parte dos aprendizados. As críticas das pessoas se tornam construtivas e te ajudam a crescer.

4º - Você não precisa ficar se bajulando, ou contando seus feitos para ganhar atenção e admiração dos outros. Não precisa "forçar" para impressionar ninguém, as outras pessoas lhe congratulam por suas realizações naturalmente, sem que você precise cobrá-los por isso.

5º - Você tem maior aceitação para consigo mesmo, se exige menos. E tanto elogios quanto críticas, você os recebe com maior tranquilidade e gratidão.

Acredite em si mesmo! Veja como desenvolver a autoconfiança

Para Igor Teo, para construir autoconfiança, inicialmente é necessário pensar nos seus pontos fortes e reconhecer as coisas boas que você já fez: "Para quem gosta de listas, escreva os feitos que você almejava na vida e hoje já conseguiu alcançar. Também escreva aquilo que você deseja ainda fazer, pense no quanto falta e como você pode chegar lá", analisa o psicólogo, reiterando:

"Ao planejar suas metas, Foque em coisas reais e importantes para você. Às vezes coisas básicas e simples podem ser extremamente satisfatórias e lhe trazer felicidade. E quando alcançar algo, não deixe de comemorar! Saia com os amigos, com a família. Desfrute e aproveite das suas conquistas com as pessoas que você ama", completa o profissional.

Entenda as suas limitações e busque caminho para superá-las

Entretanto, o psicólogo destaca que ser confiante não é só olhar para o lado bom, sempre é preciso conhecer as limitações de cada um: "Entender que suas escolhas podem ser boas e justas, mas críticas sempre existirão porque somos diferentes. Ninguém é obrigado a concordar, e as diferenças fazem parte da vida. O importante é saber que não precisamos nos avaliar unicamente por elas. Você, mais do que qualquer um, sabe o que é importante para você mesmo, e, portanto, conhece suas capacidades. Só você pode avaliar a si mesmo verdadeiramente", finaliza o profissional.

* Igor Teo (CRP05/48957) é psicólogo formado pela UERJ e disponibiliza seu site para contato e outras informações: https://www.igorteo.com.br/

Ver mais: Bem-estar, Principais matérias

Últimas matérias