Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As frutas e flores tóxicas que você pode encontrar mas nunca deve consumir
Taeq Descomplica 14/03/2018

As frutas e flores tóxicas que você pode encontrar mas nunca deve consumir

O Brasil é muito conhecido pelas suas belezas naturais, que formam paisagens de tirar e o fôlego. E é exatamente graças a essa vegetação tão rica que temos o privilégio de comer alimentos muito diversos, que são cultivados aqui mesmo, no nosso país. Com isso, não é raro que em muitos lugares seja comum comer frutas que aparecem no quintal de casa simplesmente porque as pessoas veem os pássaros se alimentando delas, ou então na qual se aproveite as folhas de algumas espécies para preparar chás. Embora comidas orgânicas sejam muito apreciadas pelos seus benefícios, que incluem o combate ao câncer, é preciso tomar bastante cuidado com essas plantas, sejam elas silvestres ou introduzidas, pois elas podem se mostrar venenosas e muito perigosas para a nossa saúde. Conheça algumas que você deve passar longe:

Azevinho é muito utilizado no Natal, mas hábito deve ser abandonado

Talvez você já tenha visto essa planta enfeitando a casa de alguém durante o período natalino. A grande questão é que muitos lugares falam do seu uso terapêutico, a indicando, por exemplo, para tratar cólicas e problemas estomacais, já que teria um efeito analgésico muito forte. Só que o que muita gente não lembra é que as suas contraindicações são ainda mais relevantes. Afinal, o azevinho pode causar vômitos, diarreia e até a morte com o consumo de apenas 20 frutos. Portanto, é melhor evitá-lo até na decoração, principalmente quem tem criança em casa.

Trombeta-de-anjo é utilizada para fazer um chá muito perigoso para a saúde

Nativa da América do Sul, essa planta possui uma flor que cresce para baixo, se assemelhando a um pêndulo. Além disso, seu formato realmente lembra o de uma trombeta, com ela sendo encontrada principalmente nas cores branca e amarela. Mas por mais bonita que possa parecer, é bem perigosa. Embora muitos façam um chá com suas pétalas com fins alucinógenos ela pode causar uma overdose paralisia dos músculos e taquicardia. E isso pode ocorrer apenas se a pessoa ficar tocando na planta muito tempo, então é melhor evitar o contato, já que todas as suas partes são expelem veneno. Por isso,se você procura um bom chá opte por aqueles que trazem benefícios ao seu organismo, e não o contrário.

Madressilva é uma planta venenosa

Embora seja uma planta bem comum no Brasil devido ao seu perfume, muita gente não sabe que ela é tóxica, e seus frutos mais ainda! Ainda assim, o envenenamento varia de acordo com a espécie, e as mais perigosas por sorte não se encontram em nosso país. E embora seu consumo não mate, os efeitos colaterais são bem desagradáveis.

Oleandro/ Espirradeira tem um veneno que pode contaminar até o mel de abelhas

Talvez você já tenha visto essa planta por aí, já que ela é comum até em grandes cidades. Isso porque as suas flores cor-de-rosa chamam bastante a atenção e deixam o quintal de qualquer um bem bonito. Só que ela é altamente venenosa, e a ingestão de uma única folha é suficiente para matar uma criança. Seu poder tóxico é tão forte que até o mel feito por abelhas que usaram suas flores como matéria-prima pode ser mortal. Lembrando que ela não é nativa do Brasil, então não há motivos para você manter essa planta por perto, já que ela pode inclusive matar outros animais. Se você tiver algum espaço livre para plantio, dê preferência a montar uma horta caseira.

Erva-de-São-Cristovão/ Olho-de-boneca tem uso medicinal, mas deve ser evitada

Quem já a viu provavelmente não esquece, já que sua aparência é muito característica: frutinhas brancos com um ponto preto, se assemelhando a olhos. O maior perigo é que eles são bem doces, o que pode fazer muita gente querer consumi-los, especialmente crianças. Mas não se engane: ela tem efeito sedativo e pode causar uma morte rápida. Muitos lugares a indicam pelo seu uso medicinal, sendo um dos alimentos considerados bons para aliviar os sintomas da TPM. Ainda assim, o remédio pode se tornar um veneno por uma questão de dosagem, então é melhor evitar.

Mamona possui um veneno muito perigoso para humanos

Então temos uma planta tipicamente brasileira que pode ser encontrada em praticamente qualquer lugar e é muito vista em matagais. Ela é inclusive é muito usada por crianças, que “brincam de mamona” tacando o fruto uma nas outras. Só que ela é simplesmente uma das plantas mais venenosas do mundo! Seu fruto é altamente venenoso, especialmente para os humanos, podendo causar diarreia, vômito, dores abdominais e levar até à morte. Ao mesmo tempo, ela é utilizada para a produção de alguns remédios. Mas se você é adepto da prática da fitoterapia é melhor optar por medicamentos que possuem registro na ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.