Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 01/09/2016

As frutas de setembro: 6 opções que podem ser encontradas no mês da primavera!

Chegou o mês da primavera: Setembro! Tempo de frutos, flores e muitas cores pelas ruas, deixando nossos dias mais alegres. Além disso, se não bastasse, o período também reserva uma diversidade de poderosas e deliciosas frutas da safra que podem trazer diversos benefícios para a nossa saúde! Veja 6 delas que estarão em alta nessa época do ano!

Não há nada mais saudável do que optar pelos alimentos da safra. É o tempo que o alguns alimentos são mais produzidos e estão prontos para a colheita, sendo estes mais naturais e benéficos para a nossa saúde. Segundo a nutricionista Mariane Valpassos, consumir alimentos no período de safra pode trazer benefícios não só para a saúde mas para o bolso do consumidor:

“É sempre importante dar prioridade para os alimentos da época, por muitos motivos, tais como: menor quantidade de agrotóxicos, têm mais nutrientes, sabores mais naturais, além de serem mais baratos”, destaca a profissional que indicou as melhores frutas do mês de setembro:

As melhores opções de frutas para o mês de setembro

– Abacate: Versátil e deliciosa, essa fruta nos proporciona diversos benefícios à saúde, desde a pele ao bem-estar cerebral . Rico em fibras, ômega 3, vitamina A e C, potássio e proteínas, o abacate é um poderoso aliado do nosso corpo, nos ajudando no controle do colesterol, melhorando a circulação sanguínea, fortalecendo o sistema imunológico e fornecendo energia para as nossas atividades diárias.

– Acerola: Fonte de cálcio, vitamina C, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B, a fruta tropical é eficaz na redução de açúcar no sangue. Ela também atua melhorando o nosso sistema imune, combatendo alergias, resfriados, diabetes e até a depressão.

– Banana prata: Considerada uma das frutas mais consumidas do mundo, a banana é fonte de importantes nutrientes para o nosso organismo, tais como: ferro, zinco, potássio, magnésio e vitaminas A, B e C que, juntos, ajudam a controlar a pressão arterial. Seu consumo também facilitam a digestão e combatem o estresse.

– Caju: Altamente nutritivo e saboroso, a fruta típica do nordeste brasileiro é uma união de importantes substâncias que nos trazem bem-estar. Dentre elas, podemos destacar as vitaminas do complexo B e C, E e K, que desempenham o papel de proteger o nosso sistema imunológico, previnindo a anemia e combatendo o diabetes.

– Graviola: Conhecida por suas baixas calorias, a fruta é fonte de fibras alimentares que ajuda na perda de peso. Além disso, a graviola também é importante no controle da pressão arterial e reduz os riscos de ansiedade e depressão, promovendo uma melhora no humor e proporcionando boas noites de sono.

– Laranja: A fruta cítrica, ingrediente principal do famosa laranjada, é muito mais do que fonte de vitamina C, como geralmente é reconhecida. Dentre seus diversos componentes nutricionais, ela possui poderosos agentes antioxidantes que ajudam a proteger o nosso coração, prevenindo as doenças cardiovasculares e beneficiando o controle do colesterol.