Arroz cremoso: 7 cereais integrais com cenoura

O arroz é um companheiro tão inseparável das nossas refeições que também merece um dia de ingrediente principal, não acha? Por isso, esse alimento que combina com quase tudo na gastronomia - sejam pratos doces ou salgados - vai ganhar destaque especial em nossa sugestão da semana, com uma versão mais saudável, nutritiva e, claro, saborosa. O arroz cremoso, feito com o arroz sete cereais, é mais uma inovação da gastronomia fit, voltada à nutrição funcional, que se encaixa perfeitamente nas mais diversas dietas alimentares.

Preparado com requeijão, o arroz cremoso é uma receita que se aproxima muito ao tradicional risoto. Contudo, em nossa versão, serão utilizados ingredientes mais leves, menos calóricos, e mais ricos em nutrientes. É o caso do arroz sete cereais, alimento que reúne diversos grãos e sementes, como quinoa, linhaça, aveia e trigo, que garantem uma incrível concentração de fibras alimentares à receita. Essas fibras, por exemplo, são responsáveis por regularem e amenizarem irritações no intestino, facilitando os processos de digestão e trazendo a melhor sensação de saciedade, ou seja, menos fome ao logo do dia.

Cenoura completa o arroz - Além de todos os sete cereais que integram essa versão do arroz, a nossa sugestão ainda possui o luxuoso acompanhamento da cenoura. O legume confere grandes quantidades de vitaminas B, C e K, substâncias associadas a boa saúde da pele e da visão, por exemplo.

Substitua o requeijão tradicional pela versão light rica em fibras alimentares

Para dar liga e textura ao arroz integral, a melhor troca que podemos fazer para essa receita é usando o requeijão light enriquecido com fibras alimentares. Além de potencializar ainda mais a quantidade de fibras ao prato, esse alimento possui 25% menos de gordura, sódio e calorias, do que os tipos tradicionais de requeijão. Além disso, dentre outros benefícios desse produto, nós podemos citar a sua grande concentração de cálcio, mineral responsável pelo fortalecimento dos ossos do corpo, que ajudam a combater problemas como a osteoporose, tão comum em mulheres e idosos.

Arroz cremoso combina com o que? Veja boas opções para o seu cardápio

O prato pode ser servido sozinho, acompanhado de salsinha e tomate cereja - como indica a nossa receita - ou complementado com outros ingredientes do seu gosto. Porém, para quem deseja acrescentar um acompanhamento saboroso e nutritivo, uma salada de folhas é uma ótima alternativa, assim como algum grelhado, como peito de frango, salmão, linguado, oferecendo proteínas ao prato.

Gostou da nossa sugestão da semana? Então veja como preparar essa deliciosa receita em sua própria casa. Acredite, é muito simples e prática de fazer. Tudo o que você vai precisar é de 40 minutinhos na cozinha e seguir atentamente o passo a passo de todas as nossas orientações, ok? Experimente e surpreenda-se. A sua saúde agrade!

Modo de Preparo:

1 - Prepare o arroz de acordo com as instruções da embalagem e reserve.

2 - Em uma panela, aqueça o azeite extra virgem e doure a cebola.

3 - Misture o molho de tomate, os tomatinhos cortados em quatro e tempere com o sal e a pimenta.

4 - No arroz cozido, acrescente o refogado de tomate cereja.

5 - Misture os cubos de queijo, a salsa e o requeijão light.

6 - Sirva em seguida em pratos fundos e finalize com tomatinhos e folhas de salsa.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 296Kcal 15
Carboidrato 40g 13
Proteína 13g 17
Gorduras totais 9g 16
Gorduras saturadas 0,3g 1
Sódio 183mg 8
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 5g 20
Vitamina A 23mcg 4
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 7mg 16
Cálcio 21,5mg 2
Ferro 2g 14

Ver mais: Receitas, Alimentos ricos em fibras, Sem colesterol

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