Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Arroz: Como cozinhar? Veja qual é a forma mais saudável para preparar o alimento
Guia Culinário 09/03/2017

Arroz: Como cozinhar? Veja qual é a forma mais saudável para preparar o alimento

Arroz branco, verde, amarelo, de forno, em forma bolinhos e, não podemos esquecer, o tradicional arroz doce… Um dos alimentos mais consumidos, versáteis, e utilizados na gastronomia mundial, o arroz também merece atenção especial em nossa alimentação saudável. O grão, em seus mais diversos tipos e versões, precisa ser preparado de forma correta, para podermos aproveitar o melhor de seus valores nutricionais. Recentemente, um estudo científico constatou que o jeito de cozinhar o cereal pode, até mesmo, trazer consequências ao organismo.

De acordo com pesquisas divulgadas recentemente pela Universidade de Queens, no Reino Unido, a preparação do arroz é vital para o seu consumo saudável. Isso acontece porque, segundo as análises, o grão, quando cozinhado da maneira errada, pode liberar uma substância chamada arsênico (elemento químico que, caso consumido em grandes quantidades, pode ser tóxico ao organismo).

Então quais são as melhores maneiras para cozinhar o arroz?

Mas, calma… Não é por isso que devemos deixar de consumir arroz no dia a dia, pelo contrário. Ainda de acordo com os estudos dos cientistas britânicos, há duas maneiras corretas para prepararmos o alimento de forma natural, sem riscos à saúde e benéfica para o corpo. Veja abaixo!

01 – Fazer uma proporção: A primeira, e mais prática maneira de preparação do arroz, é usar uma divisão de cinco partes de água para cada parte do cereal, tirando sempre o acúmulo de água na panela. Com isso, os níveis de arsênico são reduzidos quase pela metade.

02 – Deixar o grão secar: Outra boa opção encontrada pelos cientistas é deixar o arroz de molho e, depois, drenar todo o líquido do grão. Dessa forma, os níveis de arsênico são reduzidos em até 80%.

Substitua o arroz branco pela versão integral. Ele é muito mais saudável e nutritivo!

Uma grande maneira de consumir arroz no dia a dia é optando pela versão integral do alimento. Utilizado sem o “polimento” de sua casca, apenas há a remoção desse envoltório, o grão integral possui muito mais nutrientes, principalmente fibras alimentares, que ajudam em diversas funções do nosso organismo.

Essas fibras alimentares, denominadas solúveis e insolúveis, por exemplo, ajudam o bom desenvolvimento do intestino, auxiliando nos processos de digestão. Isso também favorece à saciedade, dando menos fome, e, por consequência, favorecendo a perda de peso natural.

Estética e fortalecimento dos ossos – Outro bom motivo para o consumo de arroz integral é que seu principais elementos nutricionais também ajudam a deixar o corpo mais bonito e jovial. Cabelos mais volumosos e brilhantes, pele mais limpa e unhas mais fortes são conseguidos através do consumo regular dessa versão.

Os benefícios do arroz integral também acrescentam e muito em nossa saúde óssea. o pequeno grão, quando consumido integralmente, traz grandes quantidades significativas de magnésio, um mineral que, unido ao o cálcio no organismo é essencial para o processo de calcificação, evitando problemas ósseos, como a osteoporose.

Produtos relacionados