Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Arroz com legumes: Saiba como essa combinação é perfeita para a sua saúde
Guia Culinário 20/09/2017

Arroz com legumes: Saiba como essa combinação é perfeita para a sua saúde

Tudo combina com arroz, não é mesmo? Um dos ingredientes mais tradicionais da nossa culinária, ele é um fiel acompanhante na composição de pratos que vão das mais simples receitas – como o popular arroz com feijão – às sofisticadas, como risotos. E, dentre os seus mais variados tipos e formas de preparo, o alimento também pode aparecer harmonizando perfeitamente com legumes em refeições práticas, funcionais, saborosas e extremamente saudáveis para o dia a dia.

Sempre discreto, mas, indispensável, o arroz é uma das principais fontes de fibras alimentares, vitaminas e minerais que ingerimos, muitas vezes, sem perceber nas refeições do dia a dia. Por ter um sabor “neutro”, ele ganha muita versatilidade, além de possibilidades para combinações. Quando unimos o arroz, por exemplo, a um “mix” de legumes, os nutrientes potencializam consideravelmente. No entanto, para a refeição ficar totalmente saudável, a indicação é que sejam utilizadas sempre as versões integrais do cereal, como, por exemplo, o arroz sete cereais.

“O arroz é rico em carboidratos, por isso, é uma importante fonte de energia para nosso organismo. Ele também ajuda a regular o funcionamento do intestino, bem como reduz o risco de câncer sobre este órgão. O alimento ainda auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo e cardiovasculares. Quando acrescentamos legumes ao arroz, acrescentamos mais vitaminas e minerais à refeição”, analisa a nutricionista Daniella Chein.

5 opções de arroz com legumes para seu cardápio saudável

1 – Arroz com cenoura: Segundo a Dra. Daniella Chein, essa é uma opção saudável e saborosa, que torna o prato mais colorido e nutritivo. “Este legume é riquíssimo em betacaroteno, um elemento importante para a visão. Além disso, a substância é importante para a pele e as mucosas. O prato também inclui as vitaminas A, C, B2 e B3”, explica Daniella.

2 – Arroz com brócolis: Uma das combinações mais conhecidas e utilizadas no dia a dia, o brócolis, junto ao cereal, se torna uma poderosa fonte de vitamina C e fibras alimentares que fortalece o sistema imunológico e proporciona saciedade. “O brócolis também é rico em betacaroteno e proteína, além disso, possui minerais como o magnésio, cálcio, ferro e zinco que equilibram o organismo”, indica a nutricionista.

3 – Arroz com beterraba: Com um visual bem atraente, essa alternativa é uma boa opção para inserir a beterraba no dia a dia das crianças, por exemplo. A raiz roxa e doce torna o prato colorido e bem apresentável. Além disso, a beterraba é uma excelente fonte de ácido fólico, fibras, manganês e potássio, substâncias que favorecem a saúde cardiovascular e o sistema digestivo.

4 – Arroz com repolho: O repolho é ideal para combater as inflamações no organismo, prevenir o câncer e favorecer o emagrecimento saudável. Daniella Chein destaca que esse alimento também é uma boa fonte de vitaminas, tornando o ingrediente um complemento ideal para combinar como o arroz: “Também uma boa fonte de manganês, fibras, potássio, vitamina B1, folato e cobre”, reitera a nutricionista.

5 – Arroz com mix de legumes: Por ser uma combinação saudável, reunir um mix de legumes na preparação do arroz também é uma boa maneira de inovar na sua alimentação. Milho, ervilha, pimentão, cenoura, couve flor, brócolis, abobrinha e muitos outros legumes podem fazer parte dessa composição, trazendo sabor e muitos outros nutrientes.

Produtos relacionados