Aproveite a primavera: 8 atividades em família para fazer durante essa estação!

Estamos na primavera! Considerada a estação mais alegre e bonita do ano, a época é mais do que convidativa para sairmos de casa, passear ao ar livre pelos parques e praças, e deixar os nossos dias mais prazerosos contemplando a natureza, o céu limpo e as flores coloridas espalhadas pelas ruas. Veja algumas boas sugestões para você curtir esse delicioso período junto com a sua família!

Cada família tem suas peculiaridades, mas, todas, quando estão unidas, geram laços muito maiores de afetividade, amor e companheirismo. Por isso, segundo a psicóloga Mariana Massari, as atividades familiares não precisam ser longas, mas sim de qualidade, já que atualmente as pessoas passam muito mais tempo conectadas às tecnologias do que propriamente à realidade, o famoso "olho no olho":

"Hoje, muitas crianças preferem perguntar suas dúvidas na internet do que aos seus pais. Os pais sempre terão muito a ensinar e a passar a seus filhos, muito além dos conteúdos e dados informativos do computador. É no relacionamento, na vivência familiar, que se aprende a amar, respeitar e compreender, além da empatia e compaixão. As atividades em família são interessantes para resgatar a comunicação, estabelecer confiança, aproveitar essa liberdade de expressão e expandir conhecimentos", explica a profissional que destacou atividades para serem realizadas em família durante a primavera. Confira!

Como aproveitar a primavera em família?

1 - Passear em contato com a natureza: Aproveite a primavera para caminhar na praia, na grama, entre árvores, até mesmo em uma trilha. O passeio pode ser enriquecido com inúmeras brincadeiras ao ar livre ("seu mestre mandou", "pega-pega", "esconde-esconde", pegar conchinhas...). "Esse passeio possibilita o contato com a natureza, tão raro hoje em dia. Crianças que tem esse tipo de experiência costumam ir melhor na escola e a apreciar melhor os momentos", enfatiza a Dra. Mariana.

2 - Andar de bicicleta: O tempo claro e ameno da estação das flores é propício para sentir aquele ventinho gostoso no rosto! Em relação a isso, passear de bicicleta é um exercício prazeroso e muito funcional para a saúde. Até mesmo para quem não sabe andar, o período é favorável para tentarmos aprender, pois nunca é tarde para conhecer novos hobbies!

3 - Piquenique ao ar livre: Dentre todas as atividades, nenhuma remete melhor à primavera do que o bom e tradicional piquenique no parque. Reunir a família para um lanche é uma ótima maneira de confraternizar! Uma boa sugestão é montar a cesta (com frutas, sanduíches naturais, sucos integrais e iogurtes) junto com os filhos, para que eles possam aprender a preparar os próprios lanches.

4 - Conhecer praças e locais culturais: Muitas vezes, quando moramos próximo a certos locais históricos, pouco nos interessamos visitar, seja por puro cômodo ou, até mesmo, esquecimento. Aproveite um dia bonito de sol e temperatura agradável e chame os seus familiares para dar uma volta por esses centros. Esse lugares constantemente recebem atividades culturais, artísticas e esportivas legais para assistir!

5 - Ir à praia: Aproveite os dias de sol típicos da primavera e a hora a mais do horário de verão para juntar a família para tomar um delicioso banho de mar. Além de proporcionar um dia agradável para os seus famíliares, ir à praia ajuda a renovar as energias e traz benefícios para a saúde, tanto para a mente como para o corpo.

6 - Um dia no clube: Dia de sol! É hora de escolher um clube, reunir os familiares e ir se divertir à beira da piscina. Para as crianças é um programa e tanto, já que terão espaço e liberdade para brincar à vontade. Muitos clubes ainda possuem quadras de esportes, o que facilita uma proposta para um jogo de interação ou uma disputa com a família.

7 - Práticar esportes: Que tal fazê-lo em família e desfrutando as belezas da natureza? Vocês podem correr ou jogar aquela bolinha no parque, praticar esportes na praia.... Segundo a psicóloga, a prática estimula a sensação de pertencimento e de trabalho em equipe, fortalecendo a relação e os sentimentos.

8 - Leitura em família: Um das imagens mais associadas à leitura é ler sentado embaixo da árvore, não é mesmo? Sendo assim, que tal fazer uma roda literária com a sua família e aproveitar a natureza? Além de estimular o hábito de ler, a atitude pode ajudar a diminuir a vergonha da leitura em voz alta, ensinar novas histórias e aproximar a família.

* A Dra. Mariana Massari (CRP RJ-05/45928) é psicóloga Clínica e neuropsicológica e disponibiliza as suas redes sociais para outras informações: Facebook e Instagram

Ver mais: Bem-estar

Últimas matérias